APRESENTAÇÃO

Seja Bem vindo! Aqui você encontrará um blog destinado aqueles viajantes que gostam ou gostariam de montar sua própria viagem. Além de dicas de planejamentos e relatos com gastronomia, hotéis, transportes, atrações turísticas, fotos, cuidados especiais e etc...sobre variados destinos.


sábado, 20 de agosto de 2011

Hvar


De todas as 1.185 ilhas da Croácia, Hvar ( se pronuncia "ruar") foi escolhida a dedo para a minha viagem. Segundo minhas pesquisas, uma ilha paradisíaca com muita animação. A cidade mais próxima para alcançar a ilha é Split (Clique aqui para ver o post sobre Split).




Ainda em Split, no dia anterior a minha ida a Hvar, tentei comprar o ferry na Jadronilija, empresa que tem praticamente a exclusividade do transporte para a ilha, mas para minha surpresa só podia comprar ticket para o mesmo dia. Existem duas opções: Ferryboat ou Catamaran.
O Ferry leva 2 horas e tem a possibilidade de levar o carro. Chega em Stari Grad, um porto na ilha.
O Catamaran leva 1 hora, não é possível levar carro e chega direto em Hvar Town, o grande centro da ilha.
Não existem muitas opções de horários. Na ida, você pode ir as 08:30hs de ferry e chegar as 10:30hs em Stari Grad ou ir as 11:30hs de Catamaran e chegar as 12:30hs em Hvar Town. (Veja os horários no site da Jadronilija, clicando aqui)

Catedral de Santo Estevão em Hvar Town
Como eu não queria madrugar muito e estava sem carro, preferi ir as 11:30hs porém, a vendedora me alertou que para comprar o ticket do catamaran, que é mais rápido, precisava chegar antes das 9hs no porto. Minha localização facilitou e fui cedo comprar o ticket quando encontrei um boa fila as 08:30hs da manhã. Em posse do mesmo, retornei ao hotel, tomei café da manhã, fiz checkout e fui ao encontro do Catamaran.
A viagem passa rápido e o barco é confortável com ar condicionado, banheiro e bar.

Cheguei meio perdido em Hvar Town. Por email, o excelente hotel Fortuna, tinha oferecido de me buscar no porto mas eu acabei não ligando para eles e peguei um táxi em direção a Milna, Praia onde o hotel se situava.
Hvar tem vários "bairros": Hvar Town, Stari Grad, Milna, Vrboska, Sucuraj e etc...
Escolhi ficar em Milna pelo hotel, que desde que pesquisei me pareceu muito bom, pelas praias próximas e por não querer ficar em Hvar Town, no centro do tumulto.

Praia de Milna. No fundo, o prédio mais a esquerda é o hotel Fortuna
O Hotel Fortuna é maravilhoso. Fica a 5 metros da praia de Milna, 10 min de carro para Hvar town ou 100 Kunas de táxi (14 euros). A família Tudor toma conta de tudo. Os quartos são espaçosos e confortáveis, o café da manhã é muito bom, a vista do quarto é linda e a gastronomia sensacional.

Vista do meu quarto no hotel Fortuna

Logo que cheguei, após o rápido check in, fui a linda praia em frente ao hotel. Perguntei se podía beber e comer alguma coisa na areia (nas pedras pois as praias são de pedrinhas) e fui atendido para um certo espanto da galera que curtia as águas claras de Milna.

Praia de Milna em frente ao hotel Fortuna
 Essa praia principal de Milna fica perto de outras e fui dar uma conferida. Visual maravilhoso.

Praia ao lado direito de Milna
Voltando ao hotel, almoçei no restaurante, quase dentro da "areia" e comi o melhor peixe da minha vida. Moro no Rio de Janeiro e já fui milhares de vezes a Salvador, cidades que tem bons restaurantes de frutos do mar, mas o tempero do peixe era diferente. Grelhado com batatas cozidas, parece simples mas o grande segredo era a pedra que é usada como "carvão" que dá um sabor todo especial.

Peixe grelhado sensacional do Fortuna
Sabia que um dos pontos fortes da ilha era os bares que ficam super agitados no por do sol. No meu caso, por volta das 20hs. Fui em busca dele no mais famoso bar : Carpe Diem.

Carpe Diem no fundo. Rave para curtir o por do sol!
O bar bomba no por do sol e a noite. Alguns dias (procurem informação na ilha), a "noitada" é nas ilhas Pakleni que pode ser acessada de graça no próprio Carpe Diem e começa por volta de 1 hora da manhã. Chegando por volta das 19:20hs em frente ao Carpe Diem (olhando a Catedral de Santo Estevão de frente, siga a direita sempre na beira do mar) me deparei com um bar lotado, praticamente uma rave. Todos em pé com bebidas nas mãos e alguns mais exaltados jogando cerveja para cima. É cobrada a entrada e não me senti no clima para enfrentar o agito do bar. Veja o o vídeo abaixo:


Parti voando para o bar Hula Hula que fica ao lado oposto do Carpe Diem mas nada mais do que 15 min andando. Melhor localizado para ver o por do sol, o bar é aberto, não cobra entrada.

O bar Hula Hula visto do mar. Excelente opção para o por do sol
Peguei uma mesa bem próxima a ele e pedi um mojito de 1 litro, com vários canudos para dividir com minha digníssima esposa. Existem outras opções de drinks como Sex on the Beach, Pina Colada e etc.. Todos a 180 kunas (uns 26 euros).

Precisa de legenda?
O agito também é grande mas é possível curtir a música e o visual sem se estressar. Veja o vídeo e as fotos abaixo:

Hula Hula
Hula Hula











Após o sol se por e a animação diminuir, voltei para Hvar Town para jantar. Entrei no bom e elegante restaurante que fica embaixo do Hotel Adriana. Excelente! Um bom peixe, atendimento ótimo, música ao vivo e bom preço.
Encontramos alguns brasileiros em Hvar, o que foi raridade na viagem a Croácia, que indicaram uma visita as ilhas Pakleni no dia seguinte. Em frente a Catedral de Santo Estevão, barcos levam a ilha por 50 Kunas/pessoa. Escolhemos a Palmizana (por indicação dos brasileiros).

Porto em Palmizana - Ilhas Pakleni
A praia da ilha não é melhor do que Milna em Hvar, por exemplo, mas valeu a visita.



O Bar Novak tem espreguiçadeiras confortáveis espalhadas. Algumas até em cima de árvores. Acabei não conseguindo vaga por ficar indeciso demais. Chegando na praia, o bar fica a esquerda de quem está olhando para o mar.

Bar Novak com confortáveis espreguiçadeiras
Sem vaga no Novak, fiquei nas espreguiçadeiras comuns em frente ao bar Totos, onde pegava uma Karlovacko (cerveja local) para matar a sede e diminuir o calor.

Karlovacko - A melhor cerveja croata.
Na volta a ilha, almocei de novo no restaurante do hotel pois queria tomar um banho e visitar algum "bairro" diferente. A família Tudor (proprietários do hotel) não deixava eu pegar um táxi. Me buscava e me leva para todo lugar. Sorte grande, pois gastaria um bom dinheiro com táxi. Os Tudor são ótimos. Marido e mulher comandam tudo enquanto os filhos (1 homem e 2 mulheres) são super atenciosos e simpáticos. Foram como pais para mim. Recomendo muito o hotel Fortuna.
Fui com o Tudor pai para Vrboska, que dizem ser a Little Venice mas é bem pequena é não valeu a pena ficar. Passei em Stari Grad e também não é nada demais. Fui então jantar em Hvar Town. A estrada que cruza a ilha Hvar é show. Cenários incríveis, com paisagens que misturam vegetação, campos de lavanda e o mar adriático.
No dia seguinte voltei de Ferryboat para Split pois de lá, iria a Dubrovnik. O porto de Stari Grad tem uma paisagem maravilhosa.

Vista do Ferry saindo de Stari Grad em Hvar
 Quem for na Croácia não pode deixar de conhecer esta ilha. Um dia eu volto!

6 comentários:

  1. Olá Jacaré
    Estou tentando comprar os tickets de catamarã ou ferry de split para hvar (ida e volta), mas não consigo. Só é possível comprar no local, é isso?

    Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Olá Luiza
    Se nada mudou, só pode no local e no dia ! Inclusive fui bem mais cedo do que o horário desejado, comprei e voltei pra tomar café ! Ainda não entraram na tecnologia né da compra on line! Bjs
    Obs: leia o 3 parágrafo desse post.

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada pela atenção!

    ResponderExcluir
  4. Olá Jacaré, queria uma ajuda, na verdade duas:
    Quanto a alugar uma lancha para Hvar de Split, fica muito caro? tem muitas opções? Vou chegar em Split as 22 horas e vou logo cedo para Hvar no dia seguinte, onde sugere eu ficar em Split? Obrigada

    ResponderExcluir
  5. Olá Fernanda,

    Não vi opções de aluguel de lancha. A viagem demora mais ou menos 1 hora de catamaram para Hvar Town ou 2 horas de ferry (podendo levar carro) para Stari Grad (uma cidade na ilha Hvar). Pega alto mar, não sei se é viável o aluguel de lancha. Veja os horários e outras opções no site http://www.jadrolinija.hr/en/home

    Bom, sugiro vc ficar o mais próximo possível do porto, que fica praticamente na frente do Palácio Diocleciano.

    Eu fiquei nessa pousada:
    http://www.booking.com/hotel/hr/guesthouse-vrlic.pt.html?aid=311840;label=hotel-21120-hr-cTHHsDXA*LxUpY7Ld1XGygS14106470353:pl:ta:p1:p2:ac:ap1t1:neg;ws=&gclid=CL-h9am9krkCFWxyQgodJVkA0w

    Não é bem uma pousada, ta mais para um quarto alugado. Não tem nenhum serviço de quarto (nem venda de água mineral). É um quarto com uma mini cozinha, bem espaçoso.
    Fica a 500m do porto (da barraca que vende os tickets para Hvar), tem um mercado quase em frente (útil pro seu café da manhã) e uma casa de câmbio no caminho para porto (útil se estiver chegando na Croácia direto em Split).

    Inclusive pedi um transfer do aeroporto e fui atendido (não lembro o valor) o que facilitou muito. Se chegasse mais cedo, é muito próximo do Palácio tbm. Se optar por esse lugar, não esqueça de avisar do seu horário de chegada. De noite é cada no seu quarto e a proprietária fornece chaves do portão do prédio.

    Da uma procurada no booking.com, levando em consideração a localização.

    Ah, dependendo do horário que vc quiser ir para Hvar, vai ter que chegar com antecedência na venda de tickets. Eles não vendem antecipadamente, só no dia da viagem. Então fica cheio, com boas filas.

    Eu sai para comprar e depois voltei para tomar café com calma. Dá uma lida no post sobre Split aqui no blog.

    Qualquer coisa é só falar!

    bjs

    ResponderExcluir
  6. Estou indo em outubro e seus comentários e fotos foram uma boa dica, valeu!

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua critica, sugestão, pergunta ou experiências.