APRESENTAÇÃO

Seja Bem vindo! Aqui você encontrará um blog destinado aqueles viajantes que gostam ou gostariam de montar sua própria viagem. Além de dicas de planejamentos e relatos com gastronomia, hotéis, transportes, atrações turísticas, fotos, cuidados especiais e etc...sobre variados destinos.


segunda-feira, 13 de junho de 2011

Nápoles, Vesúvio e Pompéia

Nápoles


Dentro do Castel dell`Ovo - Vesúvio ao fundo

  Em agosto de 2010 visitei a cidade na Itália. Não é uma cidade que mereça estar numa lista das 10+ mas era estratégica para meu roteiro pois é o ponto de chegada na Europa mais próximo da Costa Amalfitana (via avião), verdadeiro objetivo daquela parte da viagem. Digo parte porque a viagem foi Costa Amalfitana com Rota Romântica na Alemanha (outro post), mas incrementei o roteiro com cidades interessantes, próximas, que dificilmente voltaria somente para conhece-las.

O Roteiro da parte Italiana foi:
- Nápoles
- Vesúvio e Pompéia
- Amalfi
- Positano
- Ravello
- Sorrento
- Capri

Mas voltemos a Nápoles....
Como falei, Nápoles não é uma cidade encantadora apesar de ter seus atrativos. É muito zoneada e até suja em certo pontos. Lembra um pouco Roma e sua grande bagunça no trânsito, onde o pedestre tem que ficar esperto sempre para não sofrer um acidente.
Logo que cheguei, ainda com o fuso horário e o cansaço da viagem nas costas, tive um imprevisto no hotel:
Tinha reservado o Mercury Angiano, um hotel pequeno mas com conforto e bem localizado, próximo a Baía de Nápoles e alguns pontos turísticos como Palazzo Reale, Castel Nuevo e etc..Chegando no hotel fui informado de um problema de reforma no andar do meu quarto e que seria transferido para Palazzo Cariocciolo. Fui informado que teria o táxi sempre de um hotel para o outro de graça e aceitei a proposta. O hotel era bem melhor do que o primeiro, muito mais luxuoso e confortável porém não tão bem localizado. Não foi problema pois ainda sim consegui fazer muita coisa a pé que é o que mais tenho prazer.

Resolvendo a hospedagem, fui matar a fome que estava intensa e consultei meus livros de viagens e fui atrás do restaurante Capasso Vicenzo, na Via Foria, Porta S. Genaro, no caminho do Museu Archeologico Nazionale. Uma delícia e muito barato mas bem simples. Um prato de massa a 6 euros. Segui direto ao Museu que vale a pena a visita pois é interessante. Voltei para acertar o fuso, não sem antes comprar em um dos muitos mercados na rua, uma leve refeição para o quarto (queijos e vinhos tradicional).
No dia seguinte, já descansado e cheio de gás fui para as ruas e me deparei com ruelas estreitas, roupas penduradas em varais nos prédios e muitas igrejas como o Duomo por exemplo. Andar em Nápoles não é lindo mas é interessante ver o modo de vida zoneado deles.
Ruelas de Nápoles

Passando pelo centro cheguei próximo a baía de Nápoles onde visitei o Palazzo Reale e Castel Nuovo. Nada demais por dentro mas por fora são bonitos. Parei para mais uma refeição deliciosa.
 "A gastronomia em Nápoles é maravilhosa."
Dessa vez foi em um restaurante quase em frente ao Palazzo Reale, chamado Pomodoro. Excelente.
Segui para a Galeria Humberto II, bonita e elegante. Resolvi esticar as pernas até o Castel dell´Ovo, que fica numa região mais chique de Nápoles. Se deseja se hospedar em um ambiente melhor, essa é a indicada. Olhando para o mar, siga a direita do Palazzo Reale, cruzando a Piazza Plebiscito e chegando a Baía de Nápoles. Siga a direita para encontrar o Castel dell ´Ovo. Nele poderá entrar e subir até o topo. Nada demais porém a vista lá de cima é ótima e no caminho poderá ter belas imagens do Vulcão Vesúvio.
No topo do castel dell´Ovo
Ainda a noite, resolvi buscar a melhor pizza do mundo segundo alguns críticos, na Da Michele. Por sorte, uma outra pizzaria bem conceituada fica a poucos metros dela pois a Da Michele, não sei porque, se encontrava fechada. Fui me deliciar então na Trianon. Pizzaria com vários andares muito simples, tanto no serviço como no ambiente mas com uma pizza maravilhosa. Provei a famosa margherita e estava incrivelmente deliciosa. Os napoletanos comem um pedaço gigante sem a menor frescura pois elas são bem leves. Tomei um vinho tinto Lacrymas e Christo em copo de plástico mas valeu. Veja o cardápio na imagem abaixo. Em Nápoles, como já disse, come-se bem e barato.
Pizza Margherita na Trianon - Bem servida
Cardápio na Trianon


Fiquei sabendo que a Da Michele também não encanta pelo ambiente e serviço e me parece menor do que a Trianon. Como são  muito próximas, veja com seus próprios olhos e escolha a preferida:
- Da Michele: Cesare Sersale 1-3
- Trianon: Via Pietro Colleta







Minha estadia em Nápoles termina. Como deu para perceber, foram dois pernoites que fiz em função também da chegada do Brasil por lá. No dia seguinte fui em direção a Costa Amalfitana, rumo a cidade de Amalfi mas não sem antes conhecer o Vulcão Vesúvio e Pompéia.

Vesúvio e Pompéia

 Para chegar no vulcão, utilizei a preciosa ajuda do gps, porém o mesmo, as vezes acontece, foi por um caminho que achei muito esquisito mas que enfim cheguei. Fiquei sabendo que existem outras maneiras de chegar mas encontrei o ponto onde o ônibus sai para o tour de visita ao vulcão: Sim, ele pode ser visitado apesar de estar ainda em atividade. Parando o carro neste ponto, comprei o passeio que me levou de ônibus até um ponto onde o motorista marcou 1:30hs para visita. Ainda teríamos que subir a pé até chegar a topo do vulcão. Uma experiência ótima e sinistra pois em pensar que aquele vulcão que arrasou Pompéia e outras cidades próximas pode a qualquer momento mostrar as garras, arrepia.
O ônibus que leva até o início da subida do Vesúvio.

Subida a pé ao topo do Vesúvio - Por volta de 30 min
Lá em cima, as fotos valem a pena dependendo do tempo. Se estiver no verão vá com roupas leves mas no meu caso, apesar de verão, o tempo estava encoberto e chegou até a dar um frio. 
De lá continuei no roteiro seguindo a Pompéia. A cidade mais preservada do Império Romano, fruto da sua descoberta e escavações tardias. Muito calor e muita cultura, vale a visita e as fotos.
Poderá visitar Pompéia em 1 ,3 ou até 5 horas, depende da sua disposição, interesse e tempo. Não deixe de alimentar a imaginação, tentando imaginar o que realmente tinha naquelas ruínas. As vezes passamos por atrações dessas e não conseguimos dimensionar o que os romanos, naquela época distante, conseguiam construir e como viviam. Existem livros a venda em frente a Pompéia que mostram fotos do que se encontra hoje e do que provavelmente era quando existiu. Vale a pena.
Dentro de um templo- pedaços de colunas que sustentavam teto

Pinturas preservadas nas paredes das casas

Anfiteatro de Pompéia
Continuei até Amalfi, chegando como previsto no final da tarde. Mas a Costa Amalfitana, será detalhada no post: Costa Amalfitana: Amalfi, Positano, Ravello e Sorrento

3 comentários:

  1. Gostei! Tivemos uma ideia boa do que será esse roteiro... achávamos que seria "chato" mas gostamos das informações e das fotos (muito importante mesmo)

    ResponderExcluir
  2. Amigo, parabéns pela inciatia, suas dicas são muito interessantes. Estamos indo e setembro e pretendemos conhecer o Vesúvio. Esse ônibus que pegou p fazer a subdida do vulcão, vc pegou onde? Nescessário reservas ou é de linha? Quanto?
    Cid Cordeiro

    ResponderExcluir
  3. Olá Cid, infelizmente não posso te ajudar muito. O gps me levou por ruas estreitas, onde só passavam um carro e cheguei até uma base. Lá estacionei o carro e peguei um ônibus até um local quase no pico do Vesúvio. Depois de uma caminhada de 15min, alcancei o pico. Sei que existem outras alternativas como uma base que se chega de carro e de lá sobe a pé mas não sei como chegar. Aconselho vc utilizar um gps. Abs

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua critica, sugestão, pergunta ou experiências.