APRESENTAÇÃO

Seja Bem vindo! Aqui você encontrará um blog destinado aqueles viajantes que gostam ou gostariam de montar sua própria viagem. Além de dicas de planejamentos e relatos com gastronomia, hotéis, transportes, atrações turísticas, fotos, cuidados especiais e etc...sobre variados destinos.


segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Lagos Plitvice

Lagos Plitvice


No centro da Croácia, o Parque Nacional dos Lagos Plitvice é parada obrigatória na visita ao país. Com uma área de mais de 300Km², o parque tem lagos, cascatas e florestas que encantam todos os visitantes. Confesso que só vi paisagem igual no filme Avatar.




Para chegar no parque é preciso ir de carro ou ônibus. São 2 horas da capital Zagreb até lá e a toda hora tem ônibus direto da rodoviária. Os ônibus, na sua maioria, passam por lá então é preciso ficar atento e pedir ao motorista para parar, apesar de que quando fui, muitos passageiros me acompanharam na descida no parque.


No post sobre a Croácia, comento que seria mais indicado alugar um carro pelo país, nesse caso o parque conta com amplo estacionamento.
 
Acabei parando na entrada 2 e fiz o roteiro pelo parque começando por lá. Nesse caso, ao entrar no parque, tive que pegar uma balsa para atravessar de uma margem (P1) para outra (P2) e de lá um barco até um ponto estratégico dos Lagos (P3) onde tem um bar e pequenos comércios de fast food, sorvetes e bebidas.
As filas dos barcos são enormes.

Pegando a Balsa no P1
P3 : Ponto estratégico para comer e beber .

Do P3 fui margeando os lagos e tirando mil fotos daquelas paisagens maravilhosas. São lagos com uma cor nunca vista, juntos com pontes de madeira, florestas, cascatas e cachoeiras.

Vista de cima .

Estava no verão e o parque estava bem cheio e muito quente também. Por não ter chovido nos últimos dias as cascatas estavam "magrinhas" mas mesmo assim lindas.

Passarelas de madeira nas margens do lago.
Cascata "magrinha" devido a falta de chuvas



Se tiver disposição, mesmo acessando a entrada 2 como eu, dá para se fazer o parque todo a pé. Entrando pela entrada 1, estará mais próximo dos pontos principais da visita e se quiser faze-la mais rapidamente, nem precisa ir ao  P2 pois, comparado a parte próxima ao P1, vira um lago normal, apesar de muito bonito.
Na volta, com o horário dos ônibus em mãos, fui ao ponto de ônibus em frente a entrada 1 (cheguei pela entrada 2 e sai pela entrada 1) e aguardei sua chegada. O pagamento é feito dentro do próprio ônibus ao motorista.


Os Lagos Plitvice fazem parte da lista de Patrimônios da Humanidade da Unesco. Nem pense em ir a Croácia sem ver com seus próprios olhos as cores fantásticas do parque.

6 comentários:

  1. AMO ADMIRAR ESSAS MARAVILHAS DA CRIAÇÃO!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei seu blog,principalmente essa materia que logo mais lindo deu ate um pouco de inveja de vc!!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá, gostaria de saber qual o nome do ponto de onibus mais próximo do parque??
    Vc se lembra??

    Desde já mt obrigado!!

    ResponderExcluir
  4. Olá Jordana,

    PLITVIČKA JEZERA: Este é o ponto. O ônibus para só para o pessoal descer e subir, não tem rodoviária. Fica em frente ao parque. Existem linhas que tem menos conexões e são um pouco mais caras e outras que param mais e são mais baratas.

    Entra neste site:
    http://en.np-plitvicka-jezera.hr/index.php?option=com_content&view=article&id=54&Itemid=68

    Clica em - largest national bus terminal (Zagreb)
    No fim da página.

    Depois escolha sua data e vai aparecer um Time Table com várias opções. Clica em Stations que vc verá as paradas.

    Espero ter ajudado.

    bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá, gostaria de saber se vcê indicaria um hotel bom e em conta? e se caso tenha sido casa de viagens.. qual foi ou qual vcê indicaria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc quer saber nos Lagos Plitvice ? Eu não me hospedei por lá, fiz um bate e volta de Zagreb.

      Excluir

Deixe aqui sua critica, sugestão, pergunta ou experiências.