APRESENTAÇÃO

Seja Bem vindo! Aqui você encontrará um blog destinado aqueles viajantes que gostam ou gostariam de montar sua própria viagem. Além de dicas de planejamentos e relatos com gastronomia, hotéis, transportes, atrações turísticas, fotos, cuidados especiais e etc...sobre variados destinos.


sábado, 25 de junho de 2011

Munich



Munich é uma das mais importantes cidades da Alemanha. Se estiver por perto não deixe de passar alguns dias lá. Já estive em duas ocasiões: Uma na Copa da Alemanha em 2006 e outra em 2010. Na primeira, a cidade estava bastante tumultuada em função da copa e fiquei apenas meio dia mas já tinha me apaixonado. Na ocasião visitei o Olympiapark, que não achei nada demais mas, como eu disse, estava muito tumultuado. Não fiz questão de retornar na segunda visita, onde fiquei 3 dias e aproveitei melhor a cidade como descrevo abaixo.

 Cheguei de Salzburgo de carro e fui direto para o excelente hotel Holliday inn. O hotel, além da bandeira, é excelente em todos os aspectos. Uma localização ótima pois permite ir ao centro da cidade a pé, ir de metro ao aeroporto e tem a Europcar ao lado (locadora de carros). Muito confortável e com o melhor café da manhã que já provei na Europa.
Tinha o dia da chegada e mais dois em Munich e por isso cheguei por volta das 13hs para fazer chek in e começar a visita pela cidade.
Fui direto para o centro da cidade que é cercado por muralhas. Minha chegada foi pela Isartor, um dos antigos portões da cidade.

Isartor
Munich está sempre movimentada. Muita gente na rua, admirando a arquitetura do centro, com suas prefeituras (Nova e antiga = Neues Rathaus e Altes Rathaus) na Marienplatz.

Neues Rathaus - Marienplatz

Alte Rathaus - Marienplatz

Essa inclusive é a mais significativa praça da cidade. Muito imponente, a praça atrai milhares de turistas principalmente as 11hs, 12hs e as 17hs quando acontece o Glockesnpiel, um relógio tipo carrilhão onde bonecos dançam do alto da Neues Rathaus. Uma bela atração, faça uma programação para verificar em um dos três horários.

No alto, o carrilhão com os bonecosna Neues rathaus

Seguindo os arredores, nas ruas encontrei várias lojas de grife e alguns bares e restaurantes. Ainda por perto tem-se a Frauenkirche, a maior basílica gótica do sul da Alemanha com duas abóbadas em formas de cebolas, vista tradicional de Munich.

Almocei no famoso Augustiner Braeu, excelente pedida para uma gastronomia tradicional e um boa cerveja. Lá provei do verdadeiro Strudel de Maçã.


Augustiner Braeu



O original Strudel de Maçã


Sai em direção a bela praça atrás da Neues Rathaus e depois a Hofbrauhaus (HB), famosa cervejaria da cidade. Essa cervejaria é daquelas que até que não bebe deve entrar para conhecer. Um local diferente de bohemia, onde também se come bem.

Porta da HB

Lá pode-se encontrar alguns alemães bebados, cantando músicas tradicionais e garçonetes levando muitas cervejas na mão. As mesas são grandes e se não estiver em grupo, terá que dividi-la com outros. Quando fui, dei a sorte de ver uma mesa esvaziar na minha frente e sentei com minha esposa sozinho porém logo apareceu uma família de italianos que dividiram com a gente a mesa. Menos mal pois eram simpáticos e nos demos super bem com eles.


Dentro da HB com a caneca de 1L

Após a bebedeira do dia anterior, meu segundo dia estava agendado uma visita ao Schloss Nymphenburg, um palácio pouco distante do centro. Aqui tive dificuldade de locomoção por falta de informação. Cheguei na praça Isartor, onde queria pegar um "Tram" para o palácio porém não sabia que se tratava de um tipo de bonde, onde tinha estações certas e horários cravados para cada parada. Sem encontrar nada na praça, cheguei a descer na estação de metro para tentar me informar. Foi aí que descobri que nem todos os alemães falam inglês e minha esposa teve a sacada de mirarmos nas pessoas mais jovens para tentar conseguir a informação. Boa dica: Os alemães mais jovens costumam falar inglês enquanto os mais antigos não.
Após entender que o Tram passava na praça e tinha que pega-lo no ponto de ônibus, fui em direção ao palácio.

O tal Tram - Bondinho para os íntimos

O Schloos Nympburg é um palácio com uma área enorme de verde. O príncipe Ferdinand, em 1664, ordenou sua construção em homenagem ao nascimento de seu filho. Servia como residência no verão. O palácio por dentro é só luxo e seus jardins enormes tem algumas pequenas residências espalhadas. Hoje, muitos usam como lazer, fazendo caminhadas e corridas pelos jardins. A visita vale inclusive como ponto alto para fotos. Quando fui o tempo não ajudou mas mesmo assim valeu pela beleza natural do lugar.

Schloss Nymphburg

Jardins do Schloos Nymphburg

 De lá, busquei um jardim de cerveja para meu almoço. Munich tem muitos jardins de cervejas. Locais de ceú aberto, com grandes mesas, que sevem cervejas específicas e comidas tradicionais. Alguns tem a lotação de 5 mil pessoas. De uma lista de 10, tirada do excelente guia Top10 Munich da DK, escolhi a Augustiner Keller que ficava no caminho de volta do palácio e o centro de Munich. Maravilhoso!
Aqui eu vi o garçom carregar 15 canecas de 1 litro de chopp nas mãos e almocei joelho de porco.

Augustiner Keller - Um dos muitos jardins de cerveja

Cidadão com 15 canecas de 1 litro cada

Voltei ao centro mas dessa vez chegando pelo belo chafariz da Karlsplatz.

Eu e minha digníssima na Karlsplatz
Fui visitar o Residenz, antiga residência dos Reis da Baviera, mais uma daquelas visitas com muito luxo, grandes espaços de boa arquitetura e coleções de artes incríveis.

Residenz ao fundo.

Último dia estava destinado ao maior museu de tecnologia e engenharia do mundo, Deutsches Museum. Ficava muito próximo do meu hotel e foi realmente muito interessante a visita.

Deutsches Museum
Fui embora com vontade de voltar. Ainda faltaram alguns museus como Alte e Neues Pinakothek. Cidade linda, com bons anfitriões, boas atrações, boa bebida e boa comida.

6 comentários:

  1. Muito legal o seu blog,adorei as dicas de Munique aonde pretendo passar 3 dias assim como vc fez ,queria algumas dicas da rota romantica também,mas não entendi aonde posso enviar o meu email para vc me passar as dicas....
    Marisa

    ResponderExcluir
  2. Oi Marisa, que bom que gostou do Blog. Pode fazer um novo comentário com seu email. Eu receberei mas não publicarei. Vc pode ficar tranquila.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do seu blog.
    Estive em Munique e sinceramente, escolhi como meu lugar no mundo. La nao tive problemas nenhum, e olhe que apesar de entender tudo em ingles, ter formado em ingles, a falta de pratica por 10 anos, atrofiou bastante minha comunicacao Ja estive por duas vezes, agora estou pretendendo ir a Belgica e Holanda, mas ficarei um dia na chegada e um dia na volta neste paraiso. Lugar lindo, com pessoas receptivas e dispostas a ajudar, boa gastronomia e bons precos!!! Parabens, Mayra

    ResponderExcluir
  4. Que bom que gostou Mayra,

    Munich realmente é sensacional.

    ResponderExcluir
  5. Vc pretende publicar sobre a floresta negra??estou incluindo no meu roteiro e gostaria das suas dicas..
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  6. Minha passagem pela Floresta Negra foi muito rápida e acho que não daria um post legal. Me envia seu email por comentário (eu recebo mas não publico) que te mando minhas poucas dicas.
    abs

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua critica, sugestão, pergunta ou experiências.