APRESENTAÇÃO

Seja Bem vindo! Aqui você encontrará um blog destinado aqueles viajantes que gostam ou gostariam de montar sua própria viagem. Além de dicas de planejamentos e relatos com gastronomia, hotéis, transportes, atrações turísticas, fotos, cuidados especiais e etc...sobre variados destinos.


Dicas Roteiro

Está querendo planejar uma viagem e nem sabe como começar? Pois bem, essa página irá aconselha-lo como fazer isso.
Se já tem um ou vários destinos definidos pode sair dessa página pois aqui a dica é exatamente para a definição dos lugares a serem visitados.Você tem várias situações a serem definidas e por isso pode começar por alguns caminhos diferentes, como exemplifico a seguir:

Você é um viajante solitário? Viajará em casal? Vai com um grupo de casais? Vai com os filhos? Vai com solteiro(a)(s) ? Qual o objetivo da viagem, cultura, aventura, romance, infantil, neve, praia ou um mix de alguns deles?
Fora o caso de viajar sozinho, reuniões sobre o assunto serão necessárias o que não é nenhum problema pois falar de viagens é muito bom. Que tal começar assim?

- Você tem uma lista de viagens preferidas a fazer? Não? Conheço uma brincadeira ótima para decidir isso. Junte-se com os pretendentes a compartilhar sua viagem ou faça sozinho(a).


Liste suas 10+ viagens que você gostaria de fazer. Difícil? Tente. Faça uma comparação com as listas dos outros parceiros de viagens. Lembre-se que pode ser um país, uma região, uma cidade, uma ilha e etc...

Também é importante saber que poderá agregar dois ou mais locais na sua viagem.

Com a lista em mãos, está na hora de fazer algumas exclusões. Sim, porque infelizmente tem alguns lugares que requerem pré-requisitos. Não será de grande valia uma ida ao Valle Nevado no verão pois não haverá neve para poder esquiar e aproveitar o frio e as belas paisagens que ela fornece.
Outras variáveis são importantes como o tempo e o orçamento disponível para realizar sua viagem. Elas vão interferir diretamente no seu roteiro. Vamos começar com o período a escolher.

- Você tem disponibilidade somente para um certo período, como férias por exemplo?
Nesse caso, já tem um duas frentes importantes para começar: Quando e por quanto tempo pode viajar. Assim sendo faça uma analise em cima dos locais da lista e veja se algum fica impossibilitada de escolha, como o caso do Valle Nevado. Leve em consideração estação do ano, que influi na temperatura e acidentes naturais (set e out são meses de furacão no Caribe, por exemplo). Os custos também aumentam ou diminuem muito em relação a baixa e alta temporada, se orçamento pode ser um problema, é bom colocar em pauta.

Se as exclusões ainda não simplificaram muito a sua lista, ta na hora de prioriza-la. Sabendo quais são, entre as que ficaram salvas, as preferidas, você poderá tentar relaciona-las em uma só viagem.
Exemplo: Caso tenha na sua lista cidades da Europa ocidental como Paris, Madrid, Amsterdã, e etc... que tal junta-las em uma só viagem? Mas se tem São Franscisco e Paris duelando, ai é melhor definir um lado do muro pois fazer as duas numa viagem só pode ser muito caro e cansativo.

Com ajuda dos parceiros essa brincadeira vira um grande BBB viagens, eliminando uma candidata por vez. Se for esperto sugira como candidata uma viagem já com mais de uma cidade por exemplo, como Toscana na Itália, Rota Romântica na Alemanha, Cruzeiro no Caribe, Cruzeiro na Europa, e etc... Assim você pode conciliar várias cidades em uma só sugestão.

Não exite em tentar montar sua viagem com suas preferidas usando as ferramentas indicadas na página Ferramentas para Planejamento. As vezes conseguimos juntar regiões que imaginávamos ser impossível.

Escolhidas as cidades ou regiões preferidas, tá na hora de montar um pré roteiro que pode acrescentar ou excluir algumas. Você verá que no caminho para chegar na Costa Amalfitana, Pompéia e Vesúvio podem ser boas opções de visitas. Vá montando, pensando em distâncias, meios de transportes entre elas e importância de cada local para que se defina quanto tempo ele merece: Se apenas algumas horas ou algumas noites.

Não pretendo ser a sua única fonte de direção para planejar sua viagem. Segue um site, patrocinado pela Caixa Ecônomica, que também pode ser útil nessa interessante tarefa.
Como Planejar sua Viagem

Essa página será atualizada constantemente pois ainda estamos no começo da sua viagem. Comente!