APRESENTAÇÃO

Seja Bem vindo! Aqui você encontrará um blog destinado aqueles viajantes que gostam ou gostariam de montar sua própria viagem. Além de dicas de planejamentos e relatos com gastronomia, hotéis, transportes, atrações turísticas, fotos, cuidados especiais e etc...sobre variados destinos.


Dicas Especiais

Nessa página vou dar um apanhado geral de algumas dicas especiais. São dicas de forma geral para qualquer viagem . Dicas especiais para determinadas viagens como segurança, vacinas e etc.. serão fornecidas na página Destino , onde falarei sobre as minhas viagens.

Antecedência:
Fundamental. Comece a viajar bem antes da data prevista. Tenha certeza que é uma delícia falar, ler e pesquisar sobre viagens. Quando começar a definir os destinos, o período já deve estar em mente para que possa planejar de maneira eficiente sua viagem. Algumas viagens devem começar a ser planejadas com 1 ano de antecedência outras não.
Preço em muitas variáveis importantes serão bem melhores com antecedência como : Hospedagens e transportes. No caso de hotéis ainda evitam o risco de encontrar muitos já esgotados pois o mundo hoje viaja muito e, assim como eu, muitos se antecipam para conseguir um melhor planejamento. Nunca é cedo para começar. Só precisa ter cuidados com as indefinições pois se tiverem dúvidas importantes, não façam reservas que necessitam pagamento na hora.
Verão que a hospedagem, em muitos casos, te dar o direito de cancelar até 24 horas antes do check-in (as vezes até em 6 horas). Assim poderá reserva um hotel e depois troca-lo num futuro, caso encontre algo melhor ou mude seu roteiro.
Importante é definir a parte aérea de saída e chegada da sua base pois ela tem condições melhores de preço com antecedência porém necessita o pagamento na hora da reserva (podendo dividir geralmente) e prendem sua viagem nas extremidades: Se vai chegar na Europa em Paris e sair em Madrid, seu roteiro tem que começar em Paris e terminar em Madrid, pode mexer no meio dele, nos dias que separam essas duas cidades mas elas estarão dentro de qualquer maneira.
Só pague os hotéis que realmente apresentam descontos consideráveis para pagamento na hora e que você tenha certeza que dificilmente irá cancela-los.


Malas:
Pesquise os meios de transportes que usará na sua viagem. Muitos tem limite de peso permitido, cobrando altas taxas para sobrecarga. Analise o carro que está alugando e veja se cabe todos os passageiros e suas malas. As vezes colocar 3 atrás de um carro mais os dois da frente, é totalmente viável mas quando percebe-se que cada um anda com duas malas, fica impossível.
Não esqueça seu cadeado. O excelente site do Ricardo Freire, Viaje na Viagem, trás a dica desse item: Use Cadeados TSA.

Temperatura:
Essencial pesquisar como andará a temperatura no seu destino. Em alguns sites você poderá encontrar que horas o sol nasce e se põem. Assim pode planejar quantas horas tem para visitar um local ainda claro que muitas vezes é mais vantajoso.
Sem falar nas roupas que deve levar e usar. Inclusive, esses sites são interessantes ser consultados também durante a viagem pois pode prever com exatidão que irá chover, por exemplo. Não saia sem uma noção da temperatura externa, pode evitar grandes problemas.

Horários
Pode ser para relaxar, pode ser para turismo ou para trabalho/curso, como quase tudo na vida precisamos seguir alguns horários. Isso depende do estilo de viagem de cada um:

- Conhecer muito lugares em poucas horas. Pode ser um grupo que foca em conhecer o máximo de lugares de uma região possível, fazendo tudo com hora marcada para aproveitar mais.
- Conhecer muito bem cada local visitado. Pode ser um casal que goste de sentir a atmosfera do destino, perceber como os locais levam a vida e se tornar mais um deles por alguns dias ou horas.
- Pode ser um mix dos dois. Dependendo da cidade, do tempo disponível, da vontade dos viajantes e etc..

De qualquer forma, acertar horários entre os participantes, ou solitariamente, é necessário. Imagine quanto tempo pode levar conhecendo Pompéia (fazendo suas pesquisas necessárias) e veja se da tempo de no mesmo dia, visitar outra cidade. Pode precisar acordar cedo pois no roteiro, no dia seguinte, existem muitos locais a serem visitados e pode atrapalhar muito se perder alguma horas dormindo a mais. Nessa caso é interessante não esticar a noite para poder estar com energia e acordar cedo nesse dia. Isso se chama planejamento.
Cuidados com os grupos grandes. Se um casal atrasa sempre, a viagem pode ficar estressante e fazer o grupo perder algumas horas importantes e criar um clima ruim. Converse com seu grupo para evitar esses prejuízos.
Não esqueça de contabilizar o tempo entre a saída de um local e a chegada em outro, como também os possíveis imprevistos. Faça a conta de trás para frente, sempre aumentando o tempo que acha realmente necessário para ter uma margem de erro.
Conta de trás para frente? Essa cara endoidou ? Não. Veja o exemplo a seguir:
No meu roteiro, fazendo a Floresta Negra na Alemanha, estava previsto um passeio de barco no rio Reno porém no dia anterior, o tempo perdido em outras cidades nos levaram a chegar a noite em Strasbourg, uma maravilhosa cidade que vale a pena conhecer. Como não deu para ver a noite, deixamos para faze-la na manhã seguinte, enrolando o roteiro todo e chegando as 17hs no passeio, que claro, foi perdido.
Veja que o grande erro foi no dia anterior, quando gastamos mais tempo do que previsto em cidade sem muita importância chegando tarde em Strasbourg. A conta de trás para frente é simples:
- Precisávamos chegar em Strasbourg ainda de dia para conhecer a cidade. Talvez umas 3 a 4 horas de dia claro seriam necessárias. Então, de Munich (cidade origem daquele dia) até Strasbourg, passando por Lindau e Triberg (cidade dos Cucos), deveria ser feito até 16hs da tarde. Com ferramentas de mapas poderíamos analisar o tempo gasto na estrada e assim fazer um controle do tempo de visita a Lindau e Triberg. 1 hora em Lindau e 2 horas em Triberg talvez...bom, sendo assim, indo de trás para frente, chegaríamos a um horário limite de saída de Munich. Se na estrada perderíamos umas 4 horas + 3 horas de visita em Lindau e Triberg + 1 hora para check in e sair do hote em Strasbourg, chegamos a um perda de 8 horas. 16hs é a hora desejada para iniciar a visita então 16hs - 8hs = 8hs da manhã. Essa seria a hora boa para sairmos do hotel em Munich (quando digo sair do hotel, é estar dentro do carro e não preso no check-out ainda)
Tente fazer! Verá que se não errar nas contas, fica mais fácil planejar seu roteiro com precisão. Essa viagem será narrada nos futuros posts e foi realizada na Copa do Mundo de 2006. Fantástica.

Grupos:
Não sou muito chegado a viajar em grupos grandes. Acho que até 4 casais (ou 8 pessoas) é o limite do bom andamento da viagem mas cada um tem seu estilo de viagem.
Perceba que quanto maior o grupo alguns problemas tendem a ocorrer como:
- Atrasos na saída de hotéis.
- Lugares em restaurantes.Chegar com 10 pessoas para arrumar mesa em restaurante pode ser um garnde problema.
- Muitos carros andando juntos, aumentando o risco de um se perder e atrapalhar todo o grupo.
- Atrasos nos locais visitados. Por compras, por demora em restaurantes, e etc..
- Imprevistos pessoais como: vontade de ir a banheiro de cada um diferente da do outro, fome, cansaço e etc...
Mas isso tudo pode ser resolvido com reuniões antecipadas esclarecendo ao grupo os riscos de não seguir o roteiro. Não deixe de fazer essas reuniões.

Leis e Costumes Locais:
Pesquise sobre as leis e costumes locais. Sair na rua com cerveja na mão é proibido e sujeito a multa em vários lugares. Gorjeta geralmente tem variação de lugar para lugar. Livros e revistas (veja página Ferramentas para Planejamento) são uma boa fonte de pesquisa para esses assuntos. Qualquer dúvida, faça um comentário.

Dicas Gerais:
Algumas dicas, que as vezes parecem inúteis, podem fazer sua viagem render mais. Veja:

- Fotos: Tirar fotos deve fazer parte de toda a viagem pois ainda é a melhor maneira de registrar os momentos marcantes e quando bater a saudade, poder "viajar" nas fotos e lembrar. Assim como também tentar passar para os parentes e amigos, um pouco do que sentiu quando visitou aquela cidade maravilhosa. Eu digo "tentar" porque é quase impossível que a foto passe exatamente o que sentiu quando estava ao vivo, se fosse 100%, bastaria comprar um álbum do local de economizaria em passagens, hospedagens e etc..
Mas é essencial e nem todos temos a melhor máquina de fotografia ou a qualidade de um fotógrafo profissional. Aconselho o blog: Dicas de Viagem, que tem uma página interessante sobre tudo que precisa saber desde a escolha do equipamento até o ato de fotografar.
Como minha dica, sugiro tentar equilibrar a viagem pois se parar a cada segundo para registrar alguma coisa, a viagem pode perder velocidade e atrapalhar seu roteiro. Outra importante é ter o conhecimento de como é a segurança da cidade que está visitando, pois máquinas fotográficas são alvos de furtos em vários lugares. Segure firme a sua e se não estiver em uso, guarde com cuidado.

- Roupas: A escolha da roupa que irá usar é de extrema importância. As vezes seu roteiro do dia, não terá brechas para retorno ao hotel e trocar de roupa caso a mesma seja insuficiente para o frio ou excessiva para o calor, por exemplo. Pode passar o dia todo, andando por uma cidade, com um calçado desconfortável? Será um grande problema se vier a ter bolhas durante uma viagem. Imagina os dias seguintes. Analise seu roteiro e se estiver em dúvida, leve opções em mochilas, como casaco por exemplo. Reflita que a temperatura pode esfriar ou esquentar. Analise a temperatura e possibilidades de chuvas nos sites de previsão do tempo. Veja se você voltará ao hotel durante o dia. Use um calçado confortável e leve, se a caminhada estiver presente no seu roteiro. Sapatos altos, pode atrapalhar a sua viagem e a dos parceiro(s).