APRESENTAÇÃO

Seja Bem vindo! Aqui você encontrará um blog destinado aqueles viajantes que gostam ou gostariam de montar sua própria viagem. Além de dicas de planejamentos e relatos com gastronomia, hotéis, transportes, atrações turísticas, fotos, cuidados especiais e etc...sobre variados destinos.


Dicas Orçamento

Ah o orçamento.... Infelizmente temos que pensar nesse assunto que pode tanto limitar nossa viagem. Primeiro passo é saber até quanto está disposto a gastar. Pode ser difícil se é marinheiro de primeira viagem mas com a ajuda de algumas ferramentas (ver página Ferramentas para Planejamento), principalmente a internet, pode se ter uma noção.
Tem muitas variáveis que são importantes para chegar a uma precisão. Geralmente faço uma planilha básica na qual incluo algumas variáveis que aqui explicarei com exemplo de uma viagem internacional mas que pode ser adaptada para qualquer viagem. O importante é tentar contabilizar com maior precisão a  maioria das variáveis.
 Nesse exemplo, uma viagem a Europa

Aéreo Internacional: A passagem de maior importância. Aquela q:ue fará grande diferença no seu orçamento, podendo chegar até a 40% dele. Na página sobre transportes, encontrará dicas para emissão.

Aéreo Interno: Essa variável pode existir ou não mas se tratando do Velho Mundo, é bastante provável que seja útil. Aconselho usar uma companhia Low Fare. Boas opções e preço em conta. Você tem possibilidade de ir de Madrid para Toulouse, de Nápoles para Munich, de Amsterdã para Zagreb e etc....mais informações na página "Dicas de Transportes".

Trem: Nesse caso existiu. Não será sempre mas as vezes é um item importante e se comprado com antecedência, como alguns bilhetes requerem, podem ser contabilizados.

Transportes Internos: Como vai se locomover dentro das cidades? E entre elas? Algumas situações será preciso pegar um ferryboat para chegar numa ilha ou um ônibus para chegar a outra cidade. Quem sabe não precisará de trem, que de tanta opção não precisará comprar com antecedência e prender sua viagem a horários...Essa variável geralmente é um chute mas com algum fundamento pois através da internet é possível saber quanto custa um trem de Madrid para Toledo ou um ferry de Sorrento para Capri. Junte suas pesquisas, faça uma aproximação para cima e coloque um valor para referência.

Aluguel de Carros: Quando utilizado é de importância para seu orçamento e pela internet poderá reservar seu carro, sabendo quanto custará. As vezes existem promoções para pagamento antecipado ou se preferir pague com cartão na hora de pegar o carro.

Gastos com carro: Pedágios, combustível e estacionamentos podem ser uma dor de cabeça a mais. Alguns estacionamentos podem sair até 15 euros/ dia. Pedágios em algumas estradas são incansáveis e vão comendo seu dinheiro. Pesquise, consulte amigos ou faça um comentário no blog se quiser saber esses gastos detalhados para o seu destino.

Manutenção Diária: Chamo manutenção, os muitos gastos de uma visita a uma cidade. Incluo aí tudo que é necessário para passar um dia nela como: Alimentação, pequenos transportes internos como táxi, ônibus e metro e atrações como museu e igrejas. É importante analisar o seu estilo de viagem. Você pode definir por exemplo que não vai gastar muito com almoços e jantares caros. Ou que uma vez ao dia vai se dar o luxo de fazer uma refeição romântica num bom restaurante. Eu, costumo orientar a separar de 120,00 a 200 euros por dia (casal) para esses custos, sabendo que uma boa refeição para um casal, regado a um bom vinho europeu (quando caseiro, é barato) pode sair a por volta de 100 euros. Estamos falando de média então se gastou menos ou mais do que a média prevista em um dia poderá equilibrar nos outros. Claro que esse exemplo muda de cidade para cidade e do estilo de refeição que será feito. Procure informações pela internet em sites de restaurantes locais ou com quem já visitou a cidade em questão. Estou a disposição para ajudar, é só fazer um comentário.

Hoteis: Esse item é muito pessoal. Nas dicas de hóteis verão como escolher melhor sua hospedagem mas é um item com grandes promoções quando se reserva com antecedência. É fácil de reservar e orçar essa custo importante para orçamento, podendo chegar até 25% dele.

Gastos Extras Hoteis: Não se iluda, gastará mais do que o valor da reserva em um hotel. Aquela água a noite do frigobar, uma cerveja ou um chocolate. Dependendo de quantos dias ficará hospedado, esses custos somados podem fazer diferença. Não é uma obrigação coloca-lo mas eu gosto de estabelecer um número.

Seguro Viagens: Geralmente obrigatório para viagens internacionais. Procure saber a exigência e escolher um bom seguro. Qualquer agência de viagens vende esses seguros mas pode utilizar a internet para cotar (Vide a página Ferramentas para Planejamento).

Agora que você já conhece as variáveis da tabela, pode analisar se esses gastos serão utilizados na sua viagem e excluir aqueles que não se enquadrarem. Inclua outros, que serão particular e significativo, como por exemplo: Passeios de barco em uma ilha ou entradas para shows na Broadway. Veja que não coloquei a variável "Compras" pois é muito pessoal. Caso seja o objetivo da viagem como por exemplo muitos fazem ao ir a Miami, Orlando ou New York, estabeleça um limite.

Na segunda e terceira coluna, destacamos os valores que podem ser preenchidos na moeda local e convertidos em reais.

Na quarta coluna "Detalhes", fará as observações que achar necessário como em manutenção colocando 200euros/dia. Assim, durante sua viagem podem controlar melhor seus gastos, pois se gastar 300,00 euros em um dia, será necessário baixar a média nos outros para equilibrar o orçamento.

Na quinta e última coluna "Situação" é basicamente o controle de como pagará seu orçamento. A opção "Euros dias antes" significa que aquele custo se pagará em dinheiro vivo e portanto terá que ser somado para a compra da moeda local (no caso Euros). Passagens aéreas podem ser divididas e compradas bem antes da data da viagem, sendo quitadas anteriormente. A compra da moeda local também será feita antecipadamente mas não precisa ser tanto. Alguns gastos no cartão de crédito podem te dar mais meses para pagar sua viagem. As vezes pode conseguir pagar sua viagem durante um ano, o que pode faze-lo caprichar mais na qualidade.
Faça um cronograma dentro de suas possibilidades sempre levando em consideração a antecedência como fonte de economia.
Cada um tem seu estilo de viagem e sua disponibilidade. Pode ser um mochileiro que se vira em albergues e come refeições caseiras ou um casal que deseja um hotel 5* e restaurantes de alto nível. Pode só poder viajar em julho, na alta temporada, e por isso o custo ficar maior. Faça sua planilha dentro do seu estilo e necessidade de viagem. Boa Viagem!