APRESENTAÇÃO

Seja Bem vindo! Aqui você encontrará um blog destinado aqueles viajantes que gostam ou gostariam de montar sua própria viagem. Além de dicas de planejamentos e relatos com gastronomia, hotéis, transportes, atrações turísticas, fotos, cuidados especiais e etc...sobre variados destinos.


sexta-feira, 17 de junho de 2011

Rota Romântica Alemanha

Placa espalhada pela Rota Romântica

Minha Viagem pela Rota Romântica alemã não começou bem. Eu vinha de Nápoles, tinha acabado de fazer a Costa Amalfitana na Itália, e meu voo para Stuttgart mudou e não fui avisado. Cheguei no aeroporto e o novo voo tinha saído.
Vale a pena citar o roteiro todo para se entender a ligação entre a parte italiana e alemã nessa viagem:
- Rio-Paris Nápoles (Air France)
- Nápoles
- Nápoles - Vesúvio - Pompéia - Amalfi
- Amalfi - Positano - Amalfi
- Amalfi - Ravello - Sorrento
- Sorrento Capri - Sorrento
- Sorrento - Nápoles (noite perdida, seria Sorrento- Nápoles -Stuttgart - Wurzburg)
- Nápóles - Munich - Rothenburg O.D.T
- Rothenburg - Dinkesbuhl - Nordlingen - Fussen
- Fussen - Castelo Neuschwanstein - Salzburgo
- Salzburgo
- Salzburgo - Munich
- Munich
- Munich - Paris - Rio

Meu destino seria Wurzburg (início da Rota como descrevo mais abaixo) e por isso tinha 3 alternativas de chegada na Alemanha: Stuttgart, Munich ou Frankfurt. Não consegui nenhum voo razoável (500 euros por pessoa não é razoável) e tive que dormi em Nápoles para somente no dia seguinte chegar a Alemanha. Resumo da ópera: Perdi a primeira cidade da Rota e parti direto para meu segundo destino Rothenburg ob Der Tauber.
A Rota:
- Wurzburg - Tauberbischofsheim - Lauda -Konigshofen - Bad Mergenthein - Wiekersheim - Rottingen
- Creglingen - Rothenburgo O.D.Tauber - Schilingsfurst - Feuchtwangen - Dinksbuhl - Wallerstein
- Nordlingen - Harburg - Donauworth - Rain - Augsburg - Friedberg - Landsberg am Lech
- Hohenfurch - Schongau - Peiting - Rottenbuch - Wildsteig - Steingaden - Halblech - Schwangau 
- Fussen. 

Veja que são 29 cidades em mais de 300 km. Muitas cidades são muito pequenas, outras pequenas e algumas médias. A graça está nas pequenas. Eu não tinha muito tempo e tive que escolher algumas para visita e como base para passar a noite. Pode ir ao léu, escolhendo na hora onde parar e onde dormir mas eu preferi garantir boas hospedagens e ficar liberado na escolha das cidades entre as bases. Minha escolha foi: Wurzburg, Rothenburg O.D.T e Fussen. As duas primeiras são próximas, uns 45 min de carro. A última é no final da rota e bom lugar para, de lá, visitar o famoso castelo Neuschwanstein. Wurzburg e Rothenburg O.D.T me pareceram mais atrativas do que as outras por isso a escolha de cidades tão próximas.

Voltando a minha viagem, como eu dizia, eu perdi Wurzburg pois tinha hotel em Rothenburg e tive que ir para lá direto de Munich, levando 1:30hs de carro. Rothenburg é a cidade mais encantadora da Rota, imperdível para qualquer roteiro. Depois de visita-la, achará todas muito parecidas mas com certeza ela será a mais graciosa. Fiquei no bom hotel : Meistertrunk. Sua rua levava direto a praça principal para um lado e para o outro ao Burgtor, um dos portões da cidade, que ao cruza-lo encontra-se o belo Burggarten (Jardins).
Um alemão simpático nos recebeu e fomos muito bem tratados, como alias é do feitio da Alemanha. Um povo que parece frio mas muito hospitaleiro e muito organizado. Sou fã deles.

Rotehnburg vista do Burggarten

Sai do hotel com fome mas ainda era cedo para jantar então entrei em um açougue local e belisquei alguns salames tradicionais com uma deliciosa cerveja.

Açougue alemão: Salame com pimenta, com queijo, salshichas e cerveja

Após uma volta na cidade, tirando muitas fotos das casas coloridas, das igrejas e das lojinhas sentei para o jantar e já me deliciei com uma carne com "Potato Dumpling" uma batata diferente mas muito saborosa. Minha esposa optou por ombro de porco (isso mesmo, OMBRO).






Rothenburg: Praça e casas coloridas





Ombro de porco (esq) e carne assada com "potato dumpling"


Dia seguinte, parti para fazer a Rota. O gps teimava em me jogar na autobahn (como se chamam as grandes rodovias alemãs) por ser mais rápido e com fluxo melhor mas eu insistia em seguir a placa da Rota Romântica. A Rota passa por todas as cidades e as vezes elas são tão pequenas que nem dá para perceber que já passou. Quase toda em mão dupla e pista única. Muitas bikes pelo caminho. Dá para fazer a rota em um dia como levar semanas, depende do gosto de cada um mas eu acho que muitas cidades são, o que costumo chamar de " o mesmo do mesmo", então pesquise antes e veja qual realmente é indispensável.



O próximo destino era Dinkelsbuhl, cidade também encantadora, com uma bela igreja e casas coloridas.

Dinkeslbuhl

Continuei para Nordlinguen. A cidade onde caiu um meteoro gigante, e conta com um museu sobre o assunto, é do mesmo estilo da anterior. Aproveitei para almoçar e tomar uma cerveja alemã.

Nordlingen

Segui em direção a Fussen mas ainda tinha uma última parada e resolvi conhecer Landesberg am Lech por ter um lago bonito, achei que fosse uma boa escolha. Acertei. Um pouco diferente das outras em função desse lago, a cidade estava mais movimentada e foi muito bom ter passado algumas horas lá.

Landsberg am lech

Fussen me aguardava mas a rota conforme vai chegando ao seu final vai ficando cada vez mais linda. Os morros vão aparecendo e o visual é de tirar o fôlego. Tive que parar para bater umas fotos no meio da estrada.

Pit Stop para fotos: castelo Neuschwanstein ao fundo

Tinha escolhido um hotel fora do centro antigo, nas margens de um rio. Além da dificuldade de achar um bom hotel, achei esse super interessante devido a caminhada pelas margens até o centro, bonita e romântica. Hotel Jakob.

Fussen

Cidade maravilhosa. Vale a pena andar pelas ruas da cidade antiga e tirar muitas fotos. Procurei um restaurante para jantar e fui bem sucedido. Dia seguinte visitei os castelos (5 min de Fussen) Neuschwanstein e Hohenschwangau mas isso é assunto para o próximo Post.

28 comentários:

  1. Olá! Eu e meu marido decidimos fazer uma viagem meio em cima da hora para a Europa. A única coisa que decidimos até agora é que chagaremos por Frankfurt. Já pensei em vários roteiros, mas, depois de ler seu blog, decidi fazer a rota romântica. Queria tirar algumas dúvidas... Chegarei em Frankfurt às 16:00 e pensei em pegar o carro e ir direto para Rothenberg já que esse dia vai ser meio morto. Vc sabe quantas horas até chegar em Rothenberg? E de Rothenberg até Fussen (me baseando nos seus comentários, pretendo parar apenas em Rothenberg e Fussen)? Para conhecer os castelos e mais a cidade, vc acha que 2 dias em Fussen é o suficiente? Depois de Fussen vou direto para Munich, onde pretendo devolver o carro e seguir para Salzburgo e Vienna de trem. Quantas horas de viagem de Fussen até Munich? Na verdade, são muitas dúvidas!!Obrigada!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Rebecca,
    Bom, são duas cidades com nomes parecidos por isso é bom definir: Rothenberg e Rothenbourg ob der Tauber. A segunda faz parte da rota romântica e imagino que seja essa o seu objetivo.
    De Frankfurt até lá vc vai levar por volta de 2hs mas acredito que o horário de chegada, 16hs, seja o pouso do avião, portanto vc vai levar mais uma horinha pegando malas e alugando o carro (mesmo que esteja reservado antecipadamente). Então vai chegar em Rothenbourg (ob der Tauber, vamos chamar de O.D.T) por volta das 19hs. Possivelmente só conseguirá jantar pois terá que fazer chekin em hotel, tomar uma ducha e etc...

    Eu, se fosse vc, iria para Wurzburg nesse primeiro dia. Fica a 1:20hs de Frankfurt, sendo a primeira cidade da Rota. Vc conseguiria ver Wurzburg um pouco nesse dia e na manhã do segundo dia, por exemplo, indo a Rothenbourg (45min)e aproveitando melhor a mais bonita cidade da Rota.
    No terceiro dia vc sairia de Rothenbourg em direção a Fussen. Claro que vai escolher umas duas cidades para parar no caminho entre as tantas que existem. Vai chegar no final do dia em Fussen (direto são 2:30hs por fora da Rota).
    No quarto dia vc visitaria os castelos (10 min de Fussen) e iria para Munich (são 1:45hs).

    Não esqueça de resevar os castelos pois tem horários de visita que lotam e fazem vc ficar esperando.

    Veja, Fussen é super pequena e charmosa como todas as cidades da Rota. Vc vai conhece-la em poucas horas. Se conseguir sair do hotel no final de tarde, rodar pela cidade e jantar, já vai ter conhecido tudo. Vale a pena mas é pequena. Os castelos, se conseguir reservar antes, em 1 manhã vc resolve tudo. Tbm vale muito a pena!

    Se quiser me passa seu email (que não publico aqui) que explico melhor! Posso te passar algumas cidades da rota com sites que são legais de parar.

    ResponderExcluir
  3. Olá jacaré,
    estou indo fazer essa rota em outubro e peguei muitas informações aqui no seu post.
    Tenho 3 dias para fazer essa rota.
    Estarei chegando em Frankfurt no sábado dia 20/10 por volta das 13:00hs, e a minha ideia e pegar o carro e ir pra Wurzburg tentar aproveitar um pouco a cidade e dormir lá.
    No domingo iniciar a rota e tentar dormir em algum lugar na metade da rota, tem algum que vc indicaria? Ai na segunda continuar a rota e chegar em Fussen a tempo de conheça-la, dormir lá e na terça cedo visitar os castelos e ir pra Munique. Entrego o carro lá volto pro Brasil na terça a noite.
    O que vc acha desse roteiro?
    Queria aproveitar e perguntar os nomes dos restaurantes que vc gostou e tb como vc fez a reserva do carro (estou tendo dificuldades/problemas com isso).
    Valeu...abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Marcos,
      Vc chega em um bom horário em Frankfurt. Se for rápido, deve chegar por volta das 16hs na cidade. Wurzburg tem algumas atrações como Residenz, Marienberg, Neumunster-Kirche e etc.. A questão do seu roteiro é que a cidade mais encantadora da Rota, Rothenburg Ob der Tauber, fica a 45min de Wurzburg e ainda no ínicio da Rota.
      Sugiro duas opções:
      1- Dorme em Wurzburgo, sai cedo para Rothenburgo no domingo. Continua seguindo a Rota e escolhe entre Augsburgo ou Landsberg am Lech para dormir. Augsburgo eu não conheço mas dizem ser uma cidade grande o que foge do estilo da viagem. Landsberg eu parei e gostei muito pois o lago que cruza a cidade faz dela um pouco diferente das outras da Rota.
      Na segunda-feira vc faria os castelos antes de chegar em Fussen e dormiria em Fussen.
      Na terça sairia direto a Munich.

      Essa alternativa é boa porque:

      - Vc faz os castelos com calma pois tem muita fila (pode ser reservado com 1 semana de antecedência, o que lhe poupará muito tempo) e isso poderia prejudicar seu voo de volta.
      - Entre Rothenburgo e Landsberg existem muitas cidade, quase tods minúsculas e com um visual muito parecido. Dinkelsbuhl e Nordlinguen são interessantes.
      - Fussen não é grande, pelo menos a parte histórica que é a que interessa. Chegando a tarde é o suficiente para curti-la.

      2- Pode dormir em Wurzburgo e caso chegue tarde e não de para ver tudo, vc ainda passa a manhã de domingo por lá. Segue para Rothenburgo e dorme lá. São 45min de distância mas a cidade é bem legal e dormir por lá é uma boa opção.
      De Rothenburgo vc faz a Rota direto a Fussen. Eu fiz isso e deu tranquilo. Parei em Dinkelsbuhl, Nordlinguen e Landesberg, antes de chegar a Fussen. Na manhã de terça faz os castelos e segue a Munich.
      Essa rota é boa porque:
      - Rothenburgo merece ser vista por mais tempo e não só por uma manhã.
      - Vc terá mais tempo para conhecer Wurzburgo.

      Perigo:
      - Os castelos podem levar muito tempo pois a fila é enorme.

      Bom Marcos, me passa seu email via comentário (eu não publicarei). Vou te mandar mais dicas e responder suas questões do carro e restaurantes.

      abs

      Excluir
  4. Olá Jacaré. Viajo com meu namorado para a Alemanha de 12/10 a 23/10/12. Chegarei por Munique e voltarei por Hamburgo. Gostaria de incluir a rota romântica e Berlim. Será que o tempo é suficiente? Pensei em um roteiro assim:
    De 12 a 15 pela manhã – Munique
    15/10 – Rota iniciando por Fussen e dormindo por lá
    16/10 – Rota até Rothenburg ODT e dormindo por lá
    17/10 – Rota até Würzburg e dormindo por lá
    De 18 a 21 – Berlim
    21/10 pela manhã até 23/10 - Hamburgo
    Pretendo alugar um carro mas tenho receio de que ele se torne um “estorvo” nas cidades maiores por conta de tráfego intenso e dificuldade de estacionar. O que vc acha? Será melhor pegar o carro em Munique e devolver em Würzburg e, de lá, pegar um ônibus ou trem para Berlim ou fazer todo o percurso de carro? Veja bem, o problema nem é a questão financeira pois o aluguel não é assim tão caro. Só tenho medo do carro me incomondar em vez de ajudar. Fui para Amsterdã e imaginei que um carro lá seria o maior mico do mundo já que as ruas são estreitas, tudo é muito perto e não há lugar suficiente para estacionar. Vc sabe se é assim tb na Alemanha?
    Ai, ai...Estou um tanto insegura. Vc poderia me dar um help? Meu e-mail é dri2001@hotmail.com.
    Desde já, obrigada por sua disponibilidade em ajudar os colegas viajantes.

    ResponderExcluir
  5. Olá Jacaré,

    Parabéns pelo blog, é sensacional, viajamos com suas histórias.
    Pretendo fazer uma viagem com minha Bike querida e meu marido querido (kkkkk tenho que escrever isso, se não ele fica com ciúmes da Bike), ainda não decidimos se vamos para a Via Claudia Augusta ou pela Rota Romantica, temos de 15 a 20 dias para viajar. Uma dúvida que tenho é sobre a dificuldade da língua, não falo nada de Alemão. Como é isso?
    Outra dúvida: como fazer reservas em hotéis/pousadas daqui do Brasil sem uso de Agências de viajens? Como vc fez?
    Pode me dar alguma dica?
    Se quiser responder por email: promirtescastro@gmail.com

    Muito obrigada!
    Mirtes

    ResponderExcluir
  6. Ola,
    Vou em Junho para Europa e optamos por fazer a Rota começando por Fussen,pois antes estaremos em Krumlov e Salzburgo.
    A ideia é: Fussen (1 noite), Weikersheim, nordilling(1 noite), Dinkelsbuhl,Rothenburg (1 noite) e Frankfurt (onde pegaremos um voo p amsterdam).
    Minha duvida é se a estrada é a mesma, pelo fato de começarmos pelo "final"? Ou seja, as estradas são de mão dupla? São boas? O q acha das cidades escolhidas, estou deixando de ver algo incrivel?
    Obrigada
    Gisela - gigiexpor@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Jacaré!
    Gostei do seu site e gostaria de umas dicas.
    Vou viajar em 03/05 direto para Frankfur e retorno ao Brasil em 23/05. Vc poderia ma ajudar no roteiro?
    Quero fazer a rota romântica e meu marido quer passar por Baden Baden, Munich e tb na região de vinhos da França. Depois quero conhecer Berlin e Amsterdan/Holanda
    Como eu poderia fazer um roteiro para conciliar tudo? Se tiver dicas de Hoteis bem localizados eu agradeceria. Parte da viagem seria de carros e outra de trem ou avião. Obrigada
    Maristela - mariscapucho@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maristela, que bom que curtiu o blog. Mandei um email com uma sugestão para vc. bjs

      Excluir
  8. Olá...
    Estou indo para Alemanha em novembro.
    Fizemos um roteiro e gostaria que voce fizesse uma análise e nos orientasse em relação aos lugares e pernoites, enfim, vamos conhecer bem os lugares????

    Serão 13 dias de viagem. Chegaremos por Frankfurt, alugaremos um carro e seguiremos, conforme abaixo:
    - saida de Frankfurt: 05/11 destino Wurzburg (pernoite)
    -saida de Wurzburg 06/11 destino Rothenburg (2 pernoites)
    - saida de Rothenburg 08/11 destino Augsburg (pernoite)
    -saida de Augsburg 09/11 destino Fussen (pernoite)
    -saida de Fussen 10/11 destino St. Moritz (pernoite)
    - saida de St.Moritz 11/11 destino Freiburg (pernoite)
    -saida de Feriburg 12/11 destino Freudenstadt (pernoite)
    - saida de Freudenstadt 13/11 destino Baden Baden (pernoite)
    - saida de Baden Baden 14/11 destino Frankfurt
    15/11 retorno ao Brasil
    Obrigada,
    Sueli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sueli,

      Bom, vou dar a minha opinião do que conheço e tbm sugestões.

      Rothenburg é encantadora mas bem pequena. Acho que 2 pernoites é muito. talvez vc tenha que ficar ainda na parte da manhã do dia 6/11 em Wurzburgo (depende do horário de chegada do seu voo e agilidade em sair do aeroporto). Mesmo assim, da para conhecer Rothenburg em uma tarde e noite, com tranquilidade.
      Augsburg é uma cidade grande em comparação ao estilo da Rota Romântica. Muita gente nem aconselha a parada. Gostei muito de landsberg am Lech. Faz uma pesquisa, acho que vale a troca.

      Não conheço St Moritz mas achei meio longe para vc sair da Alemanha e voltar. Na minha modesta opinião, acho que vc pode ir direto para Floresta negra passando pelo lago Konstanz ou até fazer Munich (se não conhece é um pecado não passar por lá). Seria uma boa tbm para quebrar a viagem um pouco já que está ficando um pernoite em cada cidade, fazendo check in e out direto.

      Vc pode ir a Strasbourg na França, cidade maravilhosa. Quebra um pouco o estilo alemão, apesar do nome. Nada contra a Alemanha, pleo contrário, eu adoro mas as vezes é bem legal vc contrastar os estilos culturais em uma viagem.

      Uma sugestão é fazer o passeio pelo rio Reno. Muito legal. Veja esse link: http://lugaresinesqueciveis.wordpress.com/2012/07/02/vale-do-reno-alemanha/

      Vc poderia dormir em Mainz e de lá retornar a Frankfurt.

      Não conheço freudenstadt mas me parece bem legal. Bom, vou tentar resumir o que eu sugiro rsrsrsrs

      - saida de Frankfurt: 05/11 destino Wurzburg (pernoite)
      -saida de Wurzburg 06/11 destino Rothenburg (1 pernoite)
      - saida de Rothenburg 07/11 destino Landsberg Am Lech (pernoite)
      -saida de Landsberg 08/11 destino Fussen Castelos (pernoite)
      -saida de Fussen 09/11 destino a Munich(2 pernoite)
      - saida de Munich 11/11 destino Freudenstadt (2 pernoites) dia 12/11 ida a Freiburg e retorno a Freudenstadt.

      - saida de Freudenstadt 13/11 destino Baden Baden, passando por Strasburgo (pernoite)
      - saida de Baden Baden 14/11 destino a Mainz, fazendo passeio no Rio Reno em Rudesrein. Não precisa fazer o trajeto todo.
      15/11 Mainz aeroporto de Frankfurt (30 Min)

      Acho que se não conhece, Strasburgo, Munich e Passeio no Reno são excelentes pedidas. Cada um tem seu estilo de viagem mas achei a sua com muitas cidades fazendo um só pernoite, pode ser cansativo o faz e desfaz mala. Fazendo umas cidades como base, vc pode ter uma viagem mais tranquila. De Freudenstadt para Freiburg são 1 h de carro, da para fazer um bate e volta tranquilo né. Muitas cidades são muito pequenas e vc vai conhece-las em poucas horas como Baden baden, Freiburg, Rothenburg.

      A distãncia entre algumas cidades é muito pequena, tipo 1h. Vc saindo por volta das 10hs (pode até sair mais cedo), as 11hs vc está na cidade e pode conhece-la perfeitamente até umas 16/17hs. Fora Munich, é tudo cidade pequena!

      Depois, se quiser, me passa seu email por comentário que eu não publico e podemos conversar melhor.

      Bjs

      Excluir
  9. Ola,

    Gostaria de te enviar o meu roteiro da rota pelo e-mail.
    Voce poderia me fornecer?

    obrigada,
    Tania

    ResponderExcluir
  10. Olá Tania, manda seu email nos comentários, pois eu recebo, leio e só é publicado se eu aprovar . Então eu não publicarei mas vou ficar sabendo seu email para poder me comunicar com vc. Obrigado

    ResponderExcluir
  11. Olá, boa tarde.

    Eu e meu namorado vamos fazer uma viagem para Alemanha e gostamos muito do seu blog.
    Temos uma dúvida e gostaríamos de saber se pode nos ajudar, e quem sabe dar umas ideias para nosso passeio.

    Bom, chegaremos a Munique em 02/08 e ficaremos até 05/08, e neste dia, pela manhã bem cedo, partiremos para nossa Rota Romântica, que se inicia em Fussen. (Já com o carro).

    Dia 05/08 vamos chegar em Fussen, conhecer os castelos e dormir por lá.

    Dia 06/08 ao acordar vamos seguir viagem com destino à Augsburg – 107 km (ou Nördlingen ou Donawörth, porém mais distantes). Estamos com um pouco de dúvidas de onde ficar.

    Dia 07/08 acordando em algumas das cidades acima, pretendemos esticar até Rothenburg, almoçar, conhecer bem a cidade, e dormir por lá, pois dizem que a vida noturna é a mais legal da Rota.

    Dia 08/08 Ao acordar partiremos para Würzburg, e considerando as paradas entre Rothenburg e esta cidade, vamos dormir lá e entregar o carro, pois dia 09/08, logo pela manhã, pegaremos um trem direto para Amsterdam.

    Nosso roteiro totaliza 4 dias dentro da Rota Romântica, o que acha? Muito ou pouco? E com relação à distribuição das cidades?

    Você acha que saindo de Fussen (pela manhã) é melhor seguirmos direto para Rothenburg ob the Tauber e pernoitar por lá? e depois seguir direto para Wurburg e dormir? (parando em algumas cidadezinhas pelo caminho)

    Será que poderia nos ajudar com sua opinião sobre nosso roteiro e dar alguma dicas?!
    Deixo meu e-mail para retorno: ffernandazanon@hotmail.com

    De antemão, muito obrigada.

    Fernanda.

    ResponderExcluir
    Respostas


    1. Bom, ao sair de Fussen, eu faria um pit stop em Landsberg am Lech. Muitas cidades da rota são minúsculas e muito parecidas. As vezes, se vc parar em muitas vai se confundir de tão iguais que são. Landsberg am Lech, tem um rio que percorre a cidade, que da um astral diferente a ela.
      Na sequência, eu não pararia em Augsburg. Quando eu fui, minhas pesquisas indicaram que é uma cidade industrial, grande e meio nada a ver com a rota. Eu seguiria para Nordlingen, que tem uma história interessante por ficar numa cratera de um meteoro. É muito pequena tbm mas acho que tem mais a ver com o estilo da rota. Mas veja, eu não conheço Augsburg, é só uma opinião baseada em relatos de outros viajantes. Acho que quanto mais perto de Rothenburg, mas rápido vc chegará e curtirá a cidade, além de ganhar um gás com o pit stop em Landsberg.

      O resto da sua viagem ta show! Vale a pena dormir em Rothenburg e acho que vale tbm em Wurzburg, pois tem umas 3 ou 4 atrações que podem levar tempo.

      Dicas? Humm, acho que meu blog pode ajudar mas vamos a algumas :

      - Fussen: como toda cidade pequena, não demore a sentar para jantar. Depois das 21hs dificilmente achará um lugar aberto ou com humor para te atender. A vida noturna é cedo e rápida. Eu tive dificuldade por volta das 21hs e quase não consegui.
      Eu fiquei em um hotel a alguns minutos do centro da cidade a pé mas era um belo passeio por um parque com um rio ao lado e um bom hotel Jakob.

      - Nordlingen tem um museu contando a história do meteoro que deu origem a cidade.

      - Rothenburg eu fiquei no bom hotel e super bem localizado Meistertrunk. Excelente café e anfitrião muito gente boa. Acho que vale.

      Tente não sair da rota romântica " Romantische Strasse" existem placas como na foto no meu blog indicando o caminho. O gps toda hora indica pra sair da rota e ir para as autobanhs, que são bem mais rápidas mas não passam em todas as cidades e nem tem o mesmo charme.

      Sua viagem ta ótima, além de Munich que é muito legal ( tem post lá sobre Munich tbm), tem Amsterdam que muito show! Divirtam-se e qualquer dúvida pode perguntar!

      Bjs

      Excluir
  12. Olá Jacaré! Estou encantada com o blog e seguindo algumas de suas dicas pra definir o que visitar num roteiro que já montamos.
    As pernoites, chegando pela manhã em fussen são Fussen, Augsburg, Rothenburg. Queria saber as cidades entre essas que realmente valem a pena para não perdermos tempo. Iremos de carro e somos do tipo que acordamos cedo e só vamos pro hotel pra dormir... porém como vamos em outubro e os dias já são mais curtos, tenho receio de não conseguir aproveitar bem o tempo. Outra dúvida é em relação a compra dos bilhetes para os castelos. Onde comprar? Você poderia me ajudar?
    Muita obrigada pela ajuda e por compartilhar suas experiências.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  13. Olá, que bom que gostou do blog.
    Vc está com os pernoites bem distribuídos: Início, meio e fim da Rota.
    As cidades que eu aconselho vc a visitar, e acho que vc tem tempo suficiente, são:
    Landsberg am Lech
    Nordlingen
    Dinkelsbuhl (se tiver tempo)
    Wurzburg (se tiver tempo)

    Eu faria Landsberg entre Fussen e Augsburg.
    Faria Nordlingen entre Augsburg e Rothenburg.

    Dinkelsbuhl só se estiver com muito tempo. Rothenburg é a mais legal e eu não perderia muito tempo com Dinkelsbuhl se for prejudicar a visita a Rothenburg. Se conseguir (não sei se ficará mais de um pernoite em alguma das cidades que vc citou), Wurzburgo tem 3 a 4 atrações interessantes. Essas duas cidades vc pode decidir por lá. Vai depender da dinâmica da viagem e disposição,. As vezes é melhor curtir e conhecer bem uma boa cidade, do que conhecer 2 correndo e muito parecidas.

    Sobre os castelos, veja no site oficial : http://www.neuschwanstein.de/englisch/tourist/index.htm
    Tem citação sobre isso no post sobre Castelo Neuschwanstein: http://viaplan.blogspot.com.br/2011/06/castelo-neuschwanstein-alemanha.html#more

    Qualquer dúvida é só falar.

    abs

    ResponderExcluir
  14. Olá Jacaré adorei seu blog
    Estamos indo para Londres na casa da minha filha dia 09.12
    sempre ficamos lá 1 mes e aproveitamos antes do natal para conhecer outros países.
    Esse ano gostariamos de ir para Alemanha saindo de Frankfurt
    e fazer a rota romantica
    Alugar um carro em Frankfurt (o que voce acha de já alugar no aeroporto)
    Depois pelo que vi no seu blog fazer o seguinte
    Dormir em Frankfurt
    No dia seguinte passear, conhecer um pouco da cidade, dormir
    No dia seguinte ir para Wurzburg passear e dormir
    Ir para Rothernburg passear e dormir

    Ir para Landsberg Am Lech , passear e dormir
    Fussen (voce disse que tem castelo)
    E depois onde + posso ir antes de voltar para Londres por Munich
    Vou passar por Baden Baden, Floresta Negra queria a sequencia depois de passar por Fussen por favor ok
    Me ajuda por favor, nao somos jovens ok temos quase 60 anos
    Obrigada(Vó Monica)

    ResponderExcluir
  15. Olá Mônica, que bom que gostou do Blog. Faz tempo que não atualizo (falta de tempo ).

    Frankfurt não vale a pena o carro. Do aeroporto vá de metro a cidade. Seguro e rápido. Pela cidade não é necessário também o carro. Pegue quando for sair de Frankfurt para economizar nessas diárias de carro


    Só fiquei na dúvida quando vão a Baden Baden e Floresta Negra, porque de Fussen não é o ideal, já que de Frankfurt vc está mais próxima.
    É complicado fazer a Rota Romântica junto com Floreta Negra, porque, por mais que estejam próximas, a Rota pede que que vc faça as cidades pela própria Rota Romântica. Uma estrada particular em beleza e charme. De Frankfurt seguindo a Fussen, vc faz a Rota mas Baden Baden e Floresta Negra ficam ao lado, pelo meio da Rota. Então vc poderia sair e voltar a Rota. Acho que vc possa estar sabendo disso então vamos a pergunta principal, sobre o que fazer de Fussen.
    Primeiro eu iria aos castelos (são 2) ao sair de Landsberg am Leck. Ficam a 15 min de Fussen (que tbm vale a pena uma tarde e dormir por lá.)
    http://www.neuschwanstein.de/englisch/tourist/index.htm
    Depois de Fussen, sugiro duas opções para não fugir muito de Munich:
    1- Austria: Insbruck e Salzburgo, cidade de Mozart. De Salszburgo em 2:30hs de carro vc chega em Munich.

    2- Lago Konstanz: Um lago enorme que cobre 3 países: Austria, Suiça e a própria Alemanha. Lindau pode ser uma boa base para de lá, de barco fazer os passeios pelas cidades de diferentes países pelo lago.

    Como estará no inverno, talvez Austria seja mais aconselhável. Insbruck é estação de esqui, se não curte pode fazer só Salzburg.

    Nurenberg a 1:30hs de Munich é bem legal, vale a visita até mesmo de trem. Mas deixa para a estadia em Munich pois é ao norte e não é necessário o carro,

    Fique a vontade para discutirmo mais seu roteiro.
    Bjs, Jacaré

    ResponderExcluir
  16. muito interessante seu blog, gostaria de saber se conhece como funciona o romantic road coach que vai pela rota .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria Regina,
      Não conheço mas andei pesquisando no site oficial:
      http://www.romantic-road.com/index.php?id=romantic_road_coach&L=10&id=romantic_road_coach

      Me pareceu interessante para viajantes sem carro que desejam fazer a rota. Procure informações como funciona se vc desejar dormir em alguma cidade. Pode ser interessante Rothenburg O.D tauber e Fussen para fazer os castelos. Tbm pode fazer bate e volta de Munich, para ver os castelos, sem precisar dormir em Fussen, mas almoçar ou jantar em Fussen, é bem agradável. Abs

      Excluir
  17. Ola Jacaré.
    Eu e meu marido faremos a rota romantica agora em abril. Temos sete dias inteiros, no oitavo teremos um vôo saindo de Munique.A princípio pegaríamos um carro em Munique para devolver em FRankfurt, mas, por um erro da agência nossa volta será por Munique. Decidimos então fazer Munique/Frankfurt de carro pela autobahn e começar a rota de cima pra baixo. Estamos com as seguintes dúvidas: vale a pena chegar até Frankfurt e passar dia e meio e ver o básico (Catedral, Prefeitura e ópera antiga) e de lá descer para Wuzburgo, ou seria melhor descartar Frankfurt?
    Como você conheceu Rothenburg ODT e Fussen, questiono, qual das duas vc optaria por passar duas noites?
    Com a visita a Frankfurt o roteiro ficaria assim: Frankfurt - Wuzburg - Rothenburg ODT (2nt) Fussen - Munique (2nts)

    Sem Frankfurt poderia ser assim: Wuzburg - Rothenburg ODT (2nt) Fussen (2nts)- Munique (2nts)
    Qual sua opinião?
    Obs. Antes do início da viagem da rota já teremos passado um dia em Munique
    . , então fazea passagem que deveria ser entrando por mmunique e saindo frankfurt

    ResponderExcluir

  18. Boa tarde.Eu e minha esposa Denise desembarcarem os em Frankfurt e faremos base em Heidelberg.
    Conheceremos a cidade no dia seguinte com direito a visita ao Castelo.
    No dia seguinte gostaríamos de conhecer Rotemburg Obrigado DerTauber, porém não sabemos como chegar,já que não alugarmos carro.
    Pretendo ir um dia a Strasburgo.
    Outro dia a Colmar e Riquehuir.
    Se der a Floresta Negra e Friburgo e Baden Baden.
    Desejamos por gentileza, saber se este roteiro é viável e se dá para fazer de trem de uma cidade a outra,bate volta.
    Aguardamos orientação.
    PS Vale a pena conhecer Walsburg
    Grato
    Claudio e Denise

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Claudio, é bem complicado fazer a rota e as outras cidades citadas, de trem. Alumas cidades como Rothenburg Ob der Tauber, não conseguirá chegar. Dificilmente sem conexões vai alcancar Comar de trem. E para Salzburgo tera que ir a Munique para conseguir um tem para lá. Os trens só chegam na Rota Romantica nas cidades maores como Wurzburgo, Augsburgo, fussen.....Mas se vc não se incomodar de fazer algumas conexões, tudo é possivel.Acredito que vc quis dizer Wurzvurgo, no final ....Sim, acho que vale a pena. Cidade muito bonita com um castelo super interessante. O roteiro é super possivel fazendo de carro mas de trem, acredito que vai ser doloroso chegar em algumas cidades, cansativo!

      Excluir
  19. Nao sei te dizer sobre todas as cidades do seu roteiro mas dá pra ir de frankfurt a munique passando por varias cidades da rota romantica inclusive Rothenburg com o onibus da rota . Da pra comprar o ticket pela internet e escolhe de onde quer sair. Em Rothenburg vi uma estacao de trem mas sem carro recomendo pegar este onibus e fazer pernoite em Rothenbug que é a mais inyetessante.

    ResponderExcluir
  20. Boa noite meu camarada. Meu destino final é Lucerna. Então pensei em incluir o sul da Alemanha. Saindo de Frankfurt, consigo fazer sem dificuldade:

    1- Frankfurt -Wurtzburgo - RODT - Lucerna

    2 - Frankfurt - RODT - Freiburg- lucerna

    3 - frankfurt - RODT - Fussen - lucerna?

    Qual seria a rota mais prática e indicada?


    Deixo meu e-mail: calixtow@globo.com

    ResponderExcluir
  21. Boa noite, no meu entender, a rota mais pratica seria descendo pelo sudoeste da Alemanha. Tem muita coisa para ver por ali: Heidelberg, Baden Baden, Freiburg, Triberg, Estrasburgo , Colmar (essas duas são sensacionais na França)...de Freiburg vc pode dar uma inclinada em direção ao Lago Constança e entrar na suiça passando por Zurich. Claro que depende do que vc já conhece nessa região. Como vc incluiu RODT em todas as opções, acredito que seja intocável para vc. Então, opinando somente entre as opções que vc citou, eu ficaria com a 3. Vc passaria praticamente por toda Rota Romantica e numa direção só enquanto que fazer RODT + Freiburg e Lucerna, vc da uma volta bem maior. A numero 1 serviria tbm mas são tão próximas Wurzburgo e RODT e Lucerna tão distante, que acho que fica muito desequilibrada sua viagem, além de que, se quiser visitar os castelos perto de Fussen, seria bem conveniente fazer uma base por lá. Espero ter ajudado. Melhor focar na Rota e depois entrar na suiça, assim vc conhece bem essa viagem. Indo a Freiburg vc vai passar perto de várias cidades, tanto na Rota como na Floresta Negra mas não vai conseguir conhece-las. abs

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua critica, sugestão, pergunta ou experiências.