APRESENTAÇÃO

Seja Bem vindo! Aqui você encontrará um blog destinado aqueles viajantes que gostam ou gostariam de montar sua própria viagem. Além de dicas de planejamentos e relatos com gastronomia, hotéis, transportes, atrações turísticas, fotos, cuidados especiais e etc...sobre variados destinos.


Ferramentas para Planejamento

Aqui destacarei algumas ferramentas para planejamentos e pesquisas que podem, e devem, ser uteis para sua viagem.
A Viaplan não tem nenhuma ligação com as empresas que fornecem esses serviços. 
Esta página estará se atualizando sempre que uma nova ferramenta útil apareça.Segue abaixo:

Hotéis:
Localização, equipamentos, custos e serviços são fundamentais para uma boa escolha de um hotel ou albergue. Costuma procurar em sites como o Booking.com porém não efetuo a compra sem tentar o site oficial do hotel depois de escolhido, para verificar informações, ver novas fotos ....as vezes os preços promocionais dos sites de procura de hotéis batem os preços dos próprios hotéis. Faça a comparação!

- Booking.com : Site mundial de procura de hotéis com comentários de ex-hóspedes.
- Accorhotels.com : Rede Accor como Novotel e Ibis. Excelente custo benefício.
- Venere.com : Hotéis principalmente na Itália.
- Expedia.com : Site muito bom, principalmente na América do Norte.
- hostelsclub.com : Site mundial para Albergues (hostels).

Mapas:
Fundamentais para escolha de hotéis, rotas, meios de transportes, roteiros tanto gerais como internos dentro das cidades e visualização em 3D do que irá encontrar pela frente.

- Google Earth / street : Ferramenta imprescindível em 3D para analisar cidade, rotas, localização de hoteis, visual dos locais a serem visitados. Não deixe de utiliza-lo, evita surpresas desagradáveis e fornecem informações precisas.

- Google maps: Nos moldes do anterior porém não é 3D. É melhor no auxílio de rotas. Costumo trabalhar com os dois. 

Temperatura:
Importantíssimo saber como estará a temperatura no seu destino. Quantas horas de sol terá no dia. Se via chover muito e etc...

- br.weather.com: Excelente site de previsão e médias históricas. Consulte

Cias Aéreas: 
Não sou muito fã de utilizar sites que servem como revendedores de passagens aéreas mas citarei alguns mesmo assim. Como nos hotéis, utilizo para achar passagens a bom preço porém gosto de efetuar a compra direto no site da cia área escolhida.

- Submarinoviagens.com: Serve como uma agencia de viagem, havendo custo em cima do bilhete.
- Decolar.com: Nos mesmos moldes da submarino
- Flycheapo.com : Excelente site de low fares na Europa. Direciona direto a cia aérea. Não vendem a passagem.
- Sites de grandes cia aéreas como: American Airlines, United Airlines, Delta, Air France, Tap, Ibéria, Alitalia, Lufthansa, e etc..

Carros:
O aluguel de carros muitas vezes será necessário para transportes internos ou entre os destinos escolhidos. Pense bem antes do aluguel pois existem vários custos extras que vão somar ao custo do aluguel. Discutiremos mais a fundo na página "Dicas Transporte". Segue alguma locadoras de automóveis mais conhecidas.

- Localiza: Agência Brasileira muito presente.
- Avis: Agência internacional presente no mundo todo.
- Europcar: Boa dica para locações na Europa.
- Hertz: Do mesmo moldes da de cima.
- Sixt: Boa presença na Europa principalmente na Alemanha.

Trem:
Uma boa maneira de locomover entre os destinos. mais utilizado na Europa, onde as linhas de trem são bem completas. Alguns bilhetes são importantes serem comprados com antecedência, principalmente os entre cidades importantes como Bruxelas para Amsterdã por exemplo. Outros entre cidades mais próximas como Madrid para Toledo, são tão constantes que não necessita uma decisão anterior. Segue algumas empresas importantes mas não deixe de procurar empresas locais pois são muitas e na Europa geralmente funcionam. Se tiverem dúvidas sobre a confiabilidade, entrem em contato:

- Thalys : Importante na Europa com emissão de bilhete online.
- Rail Europe: Nos mesmos moldes da de cima mas cobra taxa.

Livros e Revistas:
Gosto muito de pesquisas em livros e revistas os locais desejados ou escolhidos para minhas viagens. Algumas informações de experts no assunto são imprescindíveis mesmo que cada um tenha seu estilo de viagem diferente que as vezes não bate com o que estão sugerindo, criticando ou elogiando. Não perca sua personalidade mas é bom sempre saber o que está deixando de fazer ou o que tem mais prioridade dentro do seu estilo.

- Revista Viagem e Turismo: Revista super interessante com matérias detalhadas, colunas, promoções e fotos de leitores.
- Livros Guia Visual da Folha de São Paulo: Livros grossos completos por países e as vezes por cidades e regiões. Boa referência.
- Livros Top 10 da DK: Livros menores e mais finos, ideal para levar na mão, com 0s 10 melhores tópicos de vários itens como: 10 melhores atrações, 10 melhores restaurantes, 10 melhores programas infantis e etc... Existe por cidades e regiões. Também boa referência.

Sites:
Existem muitos sites na internet que podem colher informações sobre suas viagens. Geralmente, uma cidade turística (ou uma região) tem um site oficial de turismo que inclusive pode fornecer materiais via correio sobre o local. Não exite em pesquisar pelo nome do local e analisar os sites que são oficiais. Em cada postagem de cidade já visitadas pelo blog, citaremos os mais adequados.

Blogs:
Blogs são uma fonte muito interessante de pesquisa pois nos fornece opiniões, geralmente de viajantes "normais", que não tem interesse em ganhar nada com as dicas e impressões dadas. Alguns são super interessantes e com tempo postarei os que mais gosto. Não exite em pesquisar por aí. pode ser de grande valia. Qualquer dúvida ou sugestão de blogs, faça um comentário.

Seguro Viagens: 
Necessário para viagens internacionais, poderá ser consultado pela empresa preferida de seguros, por uma agência de viagens mais próxima ou até por este site que gostei: 
http://segurodeviagemonline.com.br