APRESENTAÇÃO

Seja Bem vindo! Aqui você encontrará um blog destinado aqueles viajantes que gostam ou gostariam de montar sua própria viagem. Além de dicas de planejamentos e relatos com gastronomia, hotéis, transportes, atrações turísticas, fotos, cuidados especiais e etc...sobre variados destinos.


terça-feira, 16 de agosto de 2011

Croácia


Em julho desse ano, finalmente, realizei minha vontade de conhecer a Croácia. Já venho "namorando" o país a alguns anos e dessa vez montei um roteiro que ainda incluia Amsterdam e Bruxelas que também estava sempre sendo deixada para trás.

 Croácia é um país que ainda está fora da comunidade européia e que passou por uma guerra nos anos 90.
 Não é impossível achar informações sobre o país mas não é tão fácil como outros mais badalados. A maioria das informações vieram dos "colegas" blogueiros, que são uma excelente fonte para viajantes.

O país não é tão pequeno e tem muitas cidades interessantes para visitar. Com mais de 4.800km de costa mediterrânea e 1.185 ilhas (isso mesmo!) vem se destacando entre os destinos turísticos no verão europeu. Os principais são a capital Zagreb, a região da Ístria e, principalmente, a Dalmácia.


Daria para eu ter feito toda minha viagem (14 pernoites) por lá mas resolvi mesclar com outras capitais e gerar dois estilos na mesma viagem. Gosto disso! Então fui montando e cheguei a esse roteiro:

Split 1 noite: Cheguei de avião direto de Amsterdam. A cidade é o ponto mais próximo da ilha de Hvar (se pronuncia "Ruar"). Fui de Ferryboat para Hvar.

Porto de Split
Hvar 2 noites: Ilha encantadora com cenários deslumbrantes. Voltei de Ferry para Split onde peguei um ônibus de 5hs para Dubrovnik.

Hvar
 Dubrovnik 2 noites: O principal destino da Croácia e o menos barato. Peguei um avião da Croatia Airlines para Zagreb.


Zagreb 2 noites: A capital de onde eu iria embora e uma base para visitar os Lagos Plitvice. Voltei para casa pela Air France com escala em Paris.

Zagreb
Lagos Plitvice
Todas as cidades são excelentes destinos com belezas incríveis. Os croatas tem uma boa influência italiana e sua gastronomia é surpreendentemente maravilhosa. São simpáticos e alguns falam um inglês simples mas bastante compreensível. O país é bem barato e até a cidade mais visitada, Dubrovnik, é bem mais em conta do que as cidades da comunidade européia.

Talvez o roteiro ficasse melhor chegando em Zagreb e fazendo de carro. As estradas não são excelentes. São todas mão dupla (pelo menos as que passei) mas o ônibus de Split para Dubrovnik foi a parte ruim da viagem. 240km feitos em 5hs onde poderia ser feito em 3hs e pouco com mais conforto e sem parar tanto.

Farei um post sobre cada cidade visitada em breve. Economizei nas fotos nesse para colocar as melhores nos específicos de cada lugar.

O que posso garantir é que a Croácia ganhou um grande fã e que certamente voltarei para conhecer mais lugares nesse país encantador.

31 comentários:

  1. Espero incluir a Croácia no meu próximo roteiro pela Europa. A quantidade de pessoas falando bem de lá impressiona. Obrigado pelas dicas.
    abs
    Thiago Pontes.

    ResponderExcluir
  2. Não deixe de ir. Um país maravilhoso. Se precisar de alguma informação ou dica, entre em contato!
    abs,

    ResponderExcluir
  3. Olá, me desculpe pela folga, mas gostaria de tirar algumas dúvidas com alguém que esteve na Croácia. Pretendo viajar com meu namorado para lá no fim de abril do ano que vem.
    Faremos Praga, Budapeste e Viena antes. O nosso receio é para se locomover na Croácia. Queríamos partir de Pula, conhecer a região da Istria, mas somente esses lugares, Pula, Rovinj e Opatija... depois seguiríamos para os Lagos Plitvice, dali para Zadar, Trogir, Split, Hvar e Dubrovnik.
    O que você sabe dos onibus de lá? São bons ônibus? NEssas paradas encontraremos lockers para deixar nossa bagagem ou só são intermunicipais e teremos que ficar zanzando com a bagagem?
    Espero que você possa me ajudar. Queremos fechar essa viagem até o fim da outra semana e essa questão de transporte na Croácia está nos deixando meio inseguros. No que você puder me ajudar, agradeço!

    ResponderExcluir
  4. Oi Estela,
    Não conheço a Istria mas fui de ônibus de Split para Dubrovnik e de Zagreb para Lagos Plitvice. Nos dois casos o ônibus é no estilo "cata-cata" ou seja, ele para toda hora em qualquer ponto de ônibus onde entram e ou saltam passageiros. Não gostei muito. Para Plitvice foi rápido mas para Dubrovnik foi muito cansativo. As estradas são razoáveis e me arrependi de não ter alugado um carro.
    Não me lembro de lockers e a compra do bilhete é fácil: Ou nas rodoviárias ou no próprio ônibus com o motorista. O esquema é amador mesmo mas acaba dando certo. Vi que vc vai para muitas cidades e algumas próximas das outras. Meu conselho é alugar um carro mesmo. Inclusive em Hvar, caso não fique no centro ou queira visitar praias mais afastadas, o carro é essencial. Tive o privilégio de ficar num hotel onde a família proprietária me levava e buscava de graça (aconselho este hotel: Fortuna)se não for assim, vai gastar muito com táxi pois o horário do ônibus é muito fraco e não atende.
    O carro, inclusive, seria seu "locker". Se quiser, mande seu email por comentário, que não publico e podemos conversar por lá.
    abs

    ResponderExcluir
  5. Oi, Jacaré. Te enviei uma mensagem em novembro perguntando algumas coisas sobre a croácia. Muito obrigada pelas informações. Agora só queria tirar mais uma dúvida... nós fechamos o roteiro e resolvemos não alugar carro. Meu namorado vai de mochilão e eu estou resistindo um pouco a essa ideia de colocar um mochilão nas costas.... preferia uma malinha de rodinhas mesmo. Me fala uma coisa, você acha que atrapalha muito uma mala para subir nos onibus e tal? Pq faremos o percurso Zagreb-Plitvice, Zadar-Split e Split-Dubrovnik de carro.
    Meu e-mail para contato é estelalgc@hotmail.com
    Agradeço sua atenção e aguardo! Abs

    ResponderExcluir
  6. Sensacional! Realmente a Croácia é um destino meio compçicado para se achar informações mas ultimamente vem caindo na moda e este ano espero enfim conhecê-la!
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Oi, Jacaré, ótimas dicas, principalmente porque vou ficar o mesmo tempo que você. Você sugeriu que saísse de Zagreb, para alugar um carro? Não dá para alugar de Split?
    O hotel Fortuna fica a 5km do centro. A localização era boa em relação à praia e passeios?
    Obrigada, Beth

    ResponderExcluir
  8. Olá Beth,
    Sim, comentei que se pegar um carro em Zagreb vc pode ir a Split passando pelos lagos Plitvice. O carro é útil tbm em Hvar apesar de eu não ter alugado. Os Tudor, família proprietária do Hotel Fortuna, faziam questão de me buscar e levar para todos os cantos principalmente ao centro. Cheguei a não ligar para eles uma noite mas quando cheguei ficaram bravos.
    O centro não tem praias bonitas mas tem barcos que te levam as ilhas próximas que são excelentes. Além do por do sol e único lugar legal para se ir a noite. Mas, lá no Fortuna, vc tem a praia de Milna e umas tres ou quatro perto que vc vai andando (são pequenas). Se não ficar por lá, vale a pena visitar essa região.
    Sim, vc pode alugar em Split mas pela utilidade em Hvar e a passagem pelos lagos, talvez valesse a pena ficar com um carro desde o começo. Mas, se achar desnecessário, minha viagem foi sensacional sem carro! bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Continuo te chamando de Jacaré?
      Muuuuuuito obrigada por responder. Vou continuar as minhas pesquisas. Qq dúvida, corro prá cá, ok?
      A minha viagem será de 14 dias e os destinos são Costa Amalfitana e Croácia. É melhor pegar avião em Roma para a Croácia, não é? Vou entrar nas dicas da Costa tb, prá deixar organizado.
      bjs, Beth

      Excluir
  9. Beth, me passa seu email por aqui que e não publico, só eu vou saber! Assim conversamos melhor!
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Oi Jacaré,tudo bem??

    Estou indo agora em julho para lá e vou em carreira solo... O plano é fazer Dubrovnick, Split, Hvar e Zagreb (necessariamente nesta ordem, porque chego da Grécia por Dubrovnick e volto para o Brasil de Zagreb) estou pensando em fazer tudo de carro. É tranquilo??? Fácil dirigir por lá? Fácil estacionar?? Estou pesquisando de todos os lados, mas tenho encontrado poucas informações, você consegue me dar umas dicas??

    Super Obrigada
    Aline

    ResponderExcluir
  11. Olá Aline, quando vc diz "carreira solo" quer dizer sozinha mesmo ou porque está planejando sua viagem sem agência ?

    Bom, 90% das estradas que peguei (de ônibus) eram mão dupla mas em boas condições. Seu roteiro está legal e tranquilo de fazer. O carro é útil no caminho de Dubrovnik para Split (peguei ônibus mas me arrependi) passando pela Bósnia. Essa passagem foi muito tranquila, tendo só que mostrar o passaporte na entrada da Bósnia e saída. Também útil em Hvar e para ir aos Lagos Plitvice (Caminho para Zagreb), sendo que vc tem a oportunidade de parar em outras pequenas cidades no caminho.

    Se quiser mande seu email que eu não publico aqui e entro em contato.
    Bjs, Jacaré

    ResponderExcluir
  12. Oi Jacaré, tudo bem?
    Eu e meu namorado estamos indo para a Croácia em julho, e vamos sair de Paris para Zadar, dia 30/06 de manhã. Depois planejamos ir à Itália lá pelo dia 05/07, e pegar um ferry para Veneza, só que a única cidade que tem ferry indo para lá, é Porec (perto de Pula).
    Pensamos então em ir para Hvar, depois em direção a Porec, passar por Pula e outras cidades no caminho até Porec.
    Porém, não conhecemos a Croácia e os meios de transporte do país, queríamos ouvir dicas de alguém que entende para fazermos a melhor opção e não termos problemas.
    Eu li nos comentários acima, vc dizendo que se arrependeu de não alugar um carro, vc acha que seria bom no nosso caso?

    Muito obrigada,

    Patricia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Patricia,
      Zadar não é o melhor lugar para vc chegar mas vamos considerar que não possa mudar isso.

      Ir a Croácia e não conhecer Dubrovnik e Hvar é desperdiçar muito seu tempo.

      Chegando em Zadar no dia 30/4, eu pegaria um carro para split no dia seguinte. Split pode ser vista em algumas horas mas é o porto mais perto de Hvar.

      Acho que Hvar, pela distância e beleza, vale a pena ficar dois pernoites. Indo com o carro alugado no ferry, mas vc ta sem tempo.

      Então minha sugestão é vc ficar mais um dia na Croácia:
      30/6 - Chegada em Zadar
      1/7 - Zadar - Split (1:40hs) podendo parar no caminho (Trogir e/ou Sibnik).
      2/7 - Ferry para Hvar
      3/7 - Hvar - Split - Dubrovnik (dia chato, só de viagem : 2hs de ferry mais 5hs de carro)
      4/7 - Dubrovnik - Pula (Croatia Airlines, passando por Zagreb)Voo a noite senão vá no dia seguinte, Dubrovnik vale a pena)
      5/7 - Pula - Veneza

      Veja, não acho muito bom esse roteiro pela pressa em Hvar e em Dubrovnik. Essas duas cidades são maravilhosas mas da trabalho chegar. Hvar são 2 hs de ferry de Split e Dubrovnik são 5hs de carro de split. Então o deal seriam 2 dias para cada!

      O melhor seria vc chegar já em Dubrovnik e ir subindo.

      Resumindo: Dubrovnik é a principal atração da Croácia e Hvar é muito legal. Essas cidades são no sul. Vc chega em Zadar e tem que subir para Pula.....essas cidades são ao norte. Vc tem poucos dias na Croácia. Ainda perderá Plitvice, próxima da capital Zagreb, que é muito show!

      Vc não pode ficar mais uns dias ou mudar a cidade que chega na Croácia ?

      Excluir
  13. PS: Já que o ferry para Veneza sai as 8h, pensamos em nos hospedar em Porec na última noite. Parece ser uma cidade muito bonita.

    Obrigada,

    Patricia.

    ResponderExcluir
  14. Jacaré, muito obrigada!
    Corrigindo meu comentário acima, decidimos sim ficar mais um dia na Croácia e infelizmente não podemos mudar Zadar, pq já compramos a passagem.
    Tínhamos pensado mesmo em ir para Split meio que direto para pegar o ferry, mas talvez seja muito corrido, né?
    Alguns amigos também disseram que a viagem à Dubrovnik é bem cansativa, será que não há como viajar a noite ou algum horário mais fácil? Que não nos faça perder muito o dia?
    Eu estou procurando sites de aluguel de carro na Europa, vc tem alguma dica?
    O máximo que dá para sair da Croácia é dia 06/07, de Porec ou Pula, porque aí teremos dos dias 6 ao 11 na Itália (Veneza e Roma).
    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  15. Então Patricia, tenho uma opção legal para vc. O grande problema ainda é a saída de Dubrovnik para Pula/Porec que teria que ser de avião mas fazendo conexão em Zagreb. Custa 66 euros por pessoa, saindo as 19:40hs e chegando as 23hs em Pula.

    Tem uma opção para ir de Hvar a Dubrovnik que pode ser bem legal. Vc pega um ferry em Sucuraj, ponta da ilha de Hvar. Fica a 1:30hs do porto de Hvar de carro. De lá vc segue de ferry para Drevnik (30min de duração), que fica na metade do caminho para Dubrovnik. Ganha um bom tempo. Veja no site da Jadrolinija, empresa de ferry da Croácia. http://www.jadrolinija.hr/pdfs/632.ljeto.2013.e.pdf

    Então eu sugiro:

    30/6 - Paris- Zadar-Split (1:30hs de carro)(alugando carro em Zadar)Dá para fazer direto sim.
    01/7 - Split - Hvar (ferry com o carro)
    02/7 - Hvar
    03/7 - Hvar (Sucuraj) - Drevnik - Dubrovnik (carro + ferry + carro)(entrega do carro)
    04/7 - Dubrovnik
    05/7 - Dubrovnik - Pula (Croatia Airlines)
    06/7 - Pula - Veneza

    Aluguel de carro veja na Sixt ou na Hertz. As duas são ótimas e tem no aeroporto de Zadar e Dubrovnik (2 opções de entrega).
    Fechando o roteiro posso te indicar alguns hotéis e outras dicas.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jacaré, muito obrigada pelas suas dicas!! Estamos fechando o roteiro entre hoje e amanhã, porque os preços estão subindo...
      Hoje vou comprar o ferry até Veneza, e terá que ser de Porec mesmo, porque de Pula não tem ferry dia 6, e é um pouco mais caro dia 5.
      Quanto aos carros, eu achei um pouco caro, mas vou ver mais hoje.
      Eu olhei bastante hotel/apto/hostel na Croácia, e vi que tem uns aptos studios que valem a pena, os preços estão super baixos e parecem ser bons! É bom mesmo ou eu estou sonhando? Hahaha.
      Tentaremos fechar tudo essa semana.
      Muito obrigada! Vou te falando assim que decidirmos.
      Bjs!

      Excluir
    2. Estive em um apartamento studio desses em Split e reservei em Dubrovnik.
      Em Split correu tudo bem. Era grande com uma mini cozinha mas nem utilizei muito pois fiquei só uma noite e sai cedo para Hvar. Esse tipo de hospedagem não te da nenhuma infra. Não oferece nem água para comprar. Vc chega a noite com sua própria chave e praticamente não ve ninguém.

      Em Dubrovnik, cheguei por volta das 18hs e não tinha ninguém no prédio. Tentei ligar meio dia do dia que chegava para avisar do horário mas o cidadão não falava inglês. Bati de cara na porta e tive que correr atras de hotel cheio de malas. Em Split eu aconselho a ficar, inclusive o que fiquei era bem localizado com mercado e casa de câmbio próximo e andando eu chegava no centro e no porto.

      Em Dubrovnik, por ficar mais dias, não aconselho. Os hotéis são caros mas eu não arriscaria. Depois de fechar o roteiro, escreva seu email em um comentário que eu não publico e nós podemos conversar melhor por email.

      bjs

      Excluir
  16. Olah, estou indo pra Croacia e vou seguir o seu roteiro! Adorei!

    Michelle Andrade

    ResponderExcluir
  17. Oi Jacaré, tudo bem?
    Primeiramente, mil desculpas pelo atraso. Nós infelizmente decidimos tirar Dubrovnik, pq vimos que não íamos conseguir.
    Aí pensamos em fazer o seguinte:
    30/06 - Paris - Zadar - Split
    01/07 - Split - Hvar
    01/07 - 04/07 - Hvar
    04/07 - Hvar - Split - Pula
    05/07 - Pula - Porec
    06/07 - Porec - Veneza

    O que vc acha desse roteiro? Os ônibus na Croácia são acessíveis? É fácil pega-los? Tem o tempo todo?
    Estamos pensando em subir para Pula/Porec de ônibus, porque o preço dos carros não estão valendo muito a pena!!
    Obrigada por todas as dicas, bjs!

    ResponderExcluir
  18. Bom roteiro. Vc está ficando 3 noites em Hvar que pode ser muito. Dubrovnik é muito legal, uma pena sair do roteiro. Tem gente que vai na Croácia só para Dubrovnik!
    Em Hvar, ficar sem carro pode ser um problema, os ônibus não são frequentes e o táxi caro.
    Já pela Croácia (de forma geral) tem muito ônibus, quase sempre parador, ou seja: Para em cada ponto durante o trajeto. É fácil pegar principalmente em Split que fica no porto onde chega os barcos de Hvar. Compra ali mesmo e escolhe o horário e vai!
    A desvantagem é ter dificuldade de parar em algumas cidades no caminho para Pula, que poderia ser interessante.
    bjs

    ResponderExcluir
  19. Oi Jacaré, sim, nós sabemos disso! Queríamos muito conhecer Dubrovnik, mas não ía dar tempo, íamos ficar pouquíssimo em cada lugar, e não íamos conseguir conhecer direito! Infelizmente mesmo...
    Achamos também um site bom para aluguel de carro, e vamos alugar assim que chegarmos na Croácia até Porec, no último dia.
    Me disseram que Pula não é nada demais, vc tem alguma dica de cidade depois de Hvar? Já que estaremos de carro, podemos parar no caminho... E 3 noites em Hvar é muito? Pq dizem que é a cidade mais legal da Croácia, então pensamos que valia a pena, não sei. O que vc acha?

    Bjs

    ResponderExcluir
  20. Hvar é uma ilha muito legal. Porém vc tem as praias de Milna (e redondezas) e as ilhas em frente a Hvar para conhecer durante o dia. Acho até que tem algumas outras opções que podem ser legais tbm mas o problema é a noite pois só tem o centro (porto) mesmo para ir. E 3 noites por lá pode ser meio cansativo. Se conseguirem chegar por volta de meio dia na ilha, eu sugiro 2 noites.
    Seria uma boa se vc dividisse essa viagem de split para Pula. No caminho vc pode parar em Trogir e Sibinik. Zadar seria uma boa para vc dormir.
    Na primeira parte vc escolhe entre Trogir e Sibinik para um pit stop e dorme em Zadar. Split/ Zadar = 1h e 40min
    Já vai ter vindo de viagem de barco de Hvar.
    Na segunda parte vc faz Zadar/Porec e pode ainda parar em Pula. Zadar/Porec = 4hs. Assim vc evita mais um hotel, chekin, chekout, tira e bota mala no carro e etc..). Resolve Pula e chaga a Porec a noite. Conhece Porec no dia seguinte.

    30/06 - Paris - Zadar - Split
    01/07 - Split - Hvar
    01/07 - 03/07 - Hvar
    03/07 - Hvar - Split - Trogir - Zadar
    04/07 - Zadar - Pula - Porec
    05/07 - Porec
    06/07 - Porec - Veneza



    ResponderExcluir
  21. Oi Jacaré, tudo bom?
    Muito obrigada pelas dicas!! Vc está nos ajudando muito mesmo!!
    Tivemos um problema com o carro que iríamos alugar, não tem mais e os que achamos são muito caros, em torno de 1000 reais! O que vc acha? Estamos muito chateados, pois seria muito melhor alugar um carro lá!
    Agora estou terminando de fechar os hoteis.
    Muito muito obrigada pela ajuda.

    ResponderExcluir
  22. Olá, Jacaré!
    Parabéns pelo blog! É sempre útil para pessoas que, como eu, gostam de se aventurar pelo mundo.
    Gostaria de tirar umas dúvidas contigo, pois estou indo para a Europa em agosto...
    Vou passar por alguns países antes da Croácia, e ficarei apenas dos dias 15 a 19/08 por lá.
    Minha vontade é apenas conhecer Zagreb, a região dos lagos e Zadar.
    Como é pouco tempo, pensei em alugar um carro em Zagreb (pela manhã) e irmos para o parque dos Lagos Plitvice, seguindo para Zadar ainda no mesmo dia, para assistirmos ao pôr do sol. Dormiríamos em Zadar, e pela manhã voltaríamos para Zagreb.
    Você acha possível este roteiro?
    Meu e-mail é o giselespires@gmail.com
    Agradeço a sua atenção e aguardo ansiosamente o seu retorno!
    Um forte abraço,
    Gisele

    ResponderExcluir
  23. olá Jacaré!
    Gostei muito das suas dicas acima, mas tenho algumas dúvidas.
    Eu tenho 3 noites em Split( vamos alugar um barco para passear nas ilhas) e 2 em Dubrovinik que não posso mudar, pq já estão definidas.Mas tenho mais 4 noites pra decidir que pensei ficar em Zagreb e fazer viagens tipo bate-volta, para Liubliana, Lago Plitvice, etc.Vc acha que seria melhor dividir estas noites com Zadar?Eu não gosto muito de picar a viagem, com mto checkin/out e abre mala e fecha mala....Teria que valer muito a pena.Outra coisa, pensei em fazer o roteiro Zagreb - Split de trem. é muito barato,mas dura 6horas enquanto de carro são 4 horas.Vc tem alguma informação sobre trem na croácia?
    Obriga pela ajuda
    Flavia

    ResponderExcluir
  24. Prezado Jacaré, Visitarei a Croácia em junho, entrando por Zagreb (dia 26, vôo da Qatar vidno de Budapeste, que chegará às 14:30 h.), e saindo por Dubrovnik (dia 01 de julho, vôo Easyjet que sai às 15:40h.com destino a Paris - Orly). Serão, portanto, 4 dias inteiros e dois 1/2 dias. Pretendo alugar um carro em Zagreb, mas fiquei preocupado com uma informação que vi num guia de viagens, de que em Dubrovnik não circulam carros (somente ruas de pedestres). Gostaria de contar com a sua ajuda, em razão da sua recente experiência, para pedir-lhe (i) uma sugestão de roteiro para essa viagem de carro dentro da Croácia, e (ii) informações de como fazer em Dubrovnik com um carro alugado, tendo em vista que - segundo informações de um guia de viagem - não circulam carros na cidade (de Dubrovnik). Grato e abraço. Roberto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Roberto,
      suas informações estão superficiais. A cidade de Dubrovnik tem um cidade velha "Old Town" murada. Essa sim não entra carros. Mas a cidade em si, recebe bem carros. Eu, por exemplo, fiquei em Lapad, uma região distante 10min de carro da Old Town e foi bem legal, recomendo (veja meu post sobre Dubrovnik).
      Vc tem poucos dias na Croacia. Digo pq acho que deveria conhecer: Zagreb, Plitvice, Hvar e Dubrovnik. Acontece que ainda tem Split, que é interessante e o porto mais perto da ilha Hvar.
      Vc vai escolher de acordo com tipo de viagem que gosta: mais corrido ou mais tranquilo.
      Dia 26, chegando as 14:30hs em Zagreb, não sendo um voo intercontinental, dá para vc conhecer Zagreb numa boa. Se concentre na parte alta, após a praça Trg Bana Jelacica.
      Sai dia 27 para os Lagos Plitvice, imperdíveis, 2 hs de carro. Se vc tiver um gás legal, se manda para Split por mais 3:15hs de carro, assim vc consegue um bom aproveitamento. Durma em Split
      Vc tem mais três noites. O problema que Dubrovnik é longe e vc só deve chegar no meio da tarde lá. Então vai precisar de 2 noites em Dubrovnik, restando uma no meio do caminho.
      Hvar fica a 2hs de ferry de Split. Dá para conhecer em 1 dia ? Até dá! Visite umas praias, pegue um por do sol famoso e no dia seguinte retorne ao continente rumo Dubrovnik.
      Resumindo, a minha dica seria:
      26 - Zagreb
      27- zagreb - Plitvice - Split (total de 5:15hs de carro)
      28- Split - Hvar
      29 - Hvar - Dubrovnik ( pegue um ferry em Sucuraj na ponta de Hvar, chegando em Drvenik. Siga de carro para Dubrovnik. São 1:15hs de carro dentro da ilha, mais 1h de ferry e mais 1:30hs de carro no continente.)
      Chegada tarde em Dubrovnik, curta a região dos restaurantes em Lapad.
      30 - Curta a incrível old town de Dubrovnik.
      1- Ainda da tempo de pegar uma praia em Lapad antes do voo!

      Veja, é um opção corrida mas vc vai conhecer todas as maravilhas dessa região da Croácia. No final vai ser mais calmo tendo duas noites em Dubrovnik. Existem outras, mas essas são as que eu considero principais.

      Não deixe de ver o post de cada uma delas aqui no blog, dicas de hoteis e lugares para visitar. Vc vai entender melhor minha sugestão após isso.

      Qq coisa estamos aí! Grande abs

      Excluir
  25. Olá! Meu nome é Andréa e irei viajar para a Croácia em 13/07/2015. Tem intenção de ficar pot lá até 30/07/2015. Depois iremos para a Alemanha, Colonia. Pensamos em começar por Split, Hvar e Dubrovinik, depois subirmos até a Istria. Meu noivo quer ir para Umag, em um tonrio de tenis que inicia dia 20. O que voce sugere para roteiro?

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua critica, sugestão, pergunta ou experiências.