APRESENTAÇÃO

Seja Bem vindo! Aqui você encontrará um blog destinado aqueles viajantes que gostam ou gostariam de montar sua própria viagem. Além de dicas de planejamentos e relatos com gastronomia, hotéis, transportes, atrações turísticas, fotos, cuidados especiais e etc...sobre variados destinos.


terça-feira, 14 de junho de 2011

Costa Amalfitana

Terraço da  Villa Cimbrone com suas esculturas





Esse post é uma continuação do Nápoles, Vesúvio e Pompéia, pois fez parte do mesmo roteiro que repito abaixo:






- Nápoles
- Vesúvio e Pompéia
- Amalfi
- Positano
- Ravello
- Sorrento
- Capri (terá um post independente)

AMALFI

Saindo de Nápoles, visitei Vesúvio e Pompéia no mesmo dia, chegando no fim da tarde em Amalfi. A chegada na Costa Amalfitana é de tirar o folego. Estava de carro, um Sandero que servia perfeitamente para um casal (eu e minha esposa). A pista da costa é extremamente pequena e mal cabe dois carros porém ela é toda mão dupla. O uso dos espelhos espalhados pelas curvas é imprescindível. Não foi difícil acertar o caminho ainda mais estando com Gps. O mais complicado era prestar atenção na estrada pois a vista era maravilhosa.
Confesso que fiquei muito satisfeito com a hospedagem que escolhi em Amalfi: Hotel Il Nido.
Vindo de Salerno, ou seja, do sul, o hotel fica a 2 minutos do centro de Amalfi (850m) mas isso pela estrada. Para se chegar a pé, o mais indicado é uma escadaria que leva ao porto e depois o centro já está na cara. Essa escadaria na ida é tranquila, na volta cansa mas achei que valeu a pena pois o hotel tinha uma vista incrível, com uma varanda debruçada no mar. Inclusive o bom café da manhã era servido no restaurante que tinha uma linda vista. Veja :

Vista da varanda do Il Nido
Caminhada hotel - centro : Veja, junto ao morro, o caminho!
Após o check-in, sai em direção ao centro. É pequeno e fácil de se conhecer. Tem um belo Duomo, lojas e restaurantes. Jantei no S. Andrea, ao lado esquerdo do Duomo (de quem olha de frente para ele). Muito bom restaurante.

POSITANO E DA ADOLFO

Fiquei dois pernoites em Amalfi pois a usei como base para Positano e Ravello. Como no primeiro dia, já cheguei a tarde, Positano ficou para o segundo dia (já estava programado isso).
Pela manhã, fomos ao porto de Amalfi e pegamos um ferry até Positano. A Costa Amalfitana é linda vista da terra mas vista do mar é melhor ainda. Vale a pena fazer qualquer passeio de barco para se ter a vista, do mar, da costa.
Positano é um visual incrível. Suas casas coloridas no morro contrastando com o mar se tornam alvos certos de fotografias.
Chegada em Positano

Dei uma volta na cidade, que é pequena é turística, mas já sabia que queria algo diferente. Quando pesquisei pela Costa Amalfitana, no bom livro; 1000 Lugares Para Conhecer Antes de Morrer, li uma dica de um barco que pega os fregueses em Positano e os leva para um restaurante na costa, onde só se chega a barco. Lá, os fregueses curtem uma praia, almoçam e retornam a Positano. Fiquei curioso e resolvi tentar. No início não achei o tal barco, que era sinalizado com uma placa de um peixe vermelho, escrito o nome do restaurante Da Adolfo, mas acabei achando. Sabia que era de graça o transporte como também sabia que o retorno só seria depois das 15hs. Claro que faziam isso para evitar que turistas entrassem no barco só para passeio e não consumissem nada no restaurante.
Entrei no barco e fui até o restaurante. A praia do restaurante não tava boa pois o mar tava muito mexido. Arrumei uma espreguiçadeira que era cobrada, 8 euros. Após um banho de sol e alguns mergulhos, subi para as mesas do restaurante me deliciei com uma Muzzarela de Búfala na folha de limão e um vinho Rosé.
Muzarela de Búfala na folha de limão
Após o almoço, retornei a Positano onde pegaria o ferry de volta a Amalfi. Veja a foto do barco do restaurante Da Adolfo mas não reparem na cerveja. Rsrsrs
Barco que leva de Positano ao Da Adolfo

Minha estadia em Amalfi terminava e meu próximo destino era Sorrento mas não sem antes passar em Ravello.

RAVELLO
Fui a Ravello pela manhã. Dizem que jantar na cidade é encantador mas meu roteiro não permitia. Ainda tinha que chegar a Sorrento para no dia seguinte visitar a Ilha de Capri.
Ravello fica no alto da Costa Amalfitana, uns 15 min de Amalfi (de carro). É alto, bem alto! A praça principal muito charmosa com uma bela igreja no fundo, logo de cara, não teve muita importância pois eu sabia que o melhor estava nas belas: Villa Rufolo e Villa Cimbrone.
A Villa Rufolo é encantadora e tem o "postal" da cidade.
Villa Rufolo
São muitas fotos por metro quadrado. Fiquei até perdido com tanta vista do mar, da costa, dos jardins ou de todos eles ao mesmo tempo. Muito show!
Postal de Ravello - Villa Rufolo
Após a Villa Rufolo, fui em busca da Villa Cimbrone. A Villa Cimbrone é grande, cheia de jardins e caminhos mas o ponto alto é o terraço. De uma altura imensa, se tem uma vista maravilhosa da costa. Mais uma vez a máquina não para de funcionar mas não consegue passar o que realmente é ao vivo. Posso afirmar que foi uma das melhores vistas que já vi na vida.
Apreciando a vista da Villa Cimbrone
Pista da costa amalfitana vista do terraço da Villa Cimbrone
Saindo da Villa Cimbrone, estava faminto e resolvi achar um restaurante para almoçar e descansar as pernas. Não sou fã daqueles bares que ficam em volta na praça central das cidades. Acho que são caros e muito turísticos, não apresentando a verdadeira gastronomia local. Fui então pelas ruelas de Ravello, saindo da praça central, olhando a igreja de frente, entrei na rua a esquerda, segui reto e me deparei com a excelente Trattoria Cumpa Cosimo. Almocei super bem, regado a 1/2 de vinho branco da casa. Recebi as boas vindas do proprietário que herdou dos familiares o restaurante. Um sujeito super simpático que falava português e que tinha acabado de chegar do Brasil. 

Segui viagem pela costa em direção a Sorrento, seria minha base para visitar a Ilha de Capri já que o hotel na ilha ficou muito caro.

SORRENTO

Em Sorrento, consegui um hotel muito bom: Carlton Hotel. O hotel fica a 3 minutos andando do centro e tem uma vista maravilhosa para o mar. Piscina e um bom café da manhã também fazem parte do hotel que só peca por não ter friogobar no quarto.
Vista do Carlton Hotel Sorrento
Vista por do sol do Carlton Hotel Sorrento

Depois de relaxar na piscina do hotel, sai em busca de um restaurante na cidade e assim, conhece-la. Me encantei. Sorrento tem ruelas cheias de lojas que vendem de tudo mas o mais interessante são os produtos tradicionais como vinhos, licores e pastas. Muitos restaurantes com música ao vivo e mesas nas ruas e acabei escolhendo um desses e me deliciando com um Penne a Sorrentina, prato de massa tradicional com molho de tomate, muzzarela de búfala e manjericão. Simples e maravilhoso. Minha esposa optou por um risoto al Funghi.
Risoto al Funghi
Após a noite em Sorrento, acordamos e fomos em direção ao porto pegar o ferry para passar o dia em Capri, mas isso é assunto para outro post: Capri.

12 comentários:

  1. Oi, Jacaré, conforme falei no comentário da Croácia, vim agora para cá. Estou pensando em fazer base em Sorrento, O que você acha? Em qual das 3 cidades se gasta mais tempo: Amalfi, Positano ou Ravello? Estou pensando em usar 2 dias, para isso. Será que dá Amalfi e Ravello em um dia e Positano e Sorrento no outro? Ainda não entendi, se devo pegar um barco ou carro, para visitá-las?Pelo que escreveu, Positano é melhor ir de barco, ou só dá para ir de barco?
    Obrigada,
    Beth

    ResponderExcluir
  2. É possível! Se for fazer isso acho melhor ficar em Amalfi pois fica a 15 minutos (de montanha) de Ravello e a 20min de barco de Positano. Sorrento fica mais distante das 3. O legal seria se pudesse ficar dois dias em Amalfi, assim faria Amalfi a noite no dia da chegada, Positano no dia seguinte ( de manhã) e Ravello a noite (ou até pela manhã do terceiro dia).
    Sorrento ficaria para uma terceira noite e caso tivesse disponibilidade, ficaria duas noites em Sorrento fazendo um dia inteiro em Capri. Imperdível.
    Sim, Positano é melhor ir de barco mas se chega de carro tbm. É uma praia pequena e super charmosa. A vantagem de ir de barco é não pegar transito na chegada e saída, além do estacionamento complicado. Mas o mais legal de ir de barco é ver do mar a paisagem pois da terra não é tão maravilhoso!

    Caso opte por apenas duas noites, fique em Amalfi. Faça Amalfi a noite na chegada. Positano no dia seguinte e Ravello final de tarde para noite. Na saída de Amalfi ruma a Roma (acredito eu) passe por Sorrento. Sorrento é mais charmosa a noite mas se sua disponibilidade não permitir, deixe ela para a saída!

    ResponderExcluir
  3. Olá, gostei mto das dicas. Vou ficar na Costa do dia 05/06/14 a 09/06/2014. Independente de valor, é melhor ficar hospedado em Positano ou Amalfi e por que? No caso de ficar em Amalfi e ir de barci para Positano, qual o último horário de barco para a volta à Amalfi? Vamos um dia a Capri, vale a pena dormir lá ou fazer o bate e volta é tranquilo. Estaremos com um carro alugado. Se puder ajudar, agradeço mto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu prefiro Amalfi pois tem um centro mais organizado e um belo porto. Positano tem ruelas estreitas e inclinadas. Quanto a Capri, faça o bate e volta pois assim consegue conhecer Sorrento a noite, que é bem legal. Os horários do ferry Amalfi - Positano vc pode achar aqui :http://www.theamalficoast.net/amalfi/english/amalfi_coast_ferries.html

      Excluir
    2. Ah, além de em Amalfi vc estar muito próximo de Ravello, que é imperdível . Abs

      Excluir
  4. Olá, Eu e meu namorado estamos com esse roteiro em mente. Vamos para Nápolies e pensamos em alugar um carro de lá e percorrer a costa Amalfitana. Após ler os seus post, vi que será interessantes parar pelas cidades. Mas imginamos em somente passar e não nos hospedar. Hospedar somente em Nápolis, até porque nosso voo de volta para o Brasil também sai de lá.
    Você acha que dá para fazer isso ou você recomenda pararmos e nos hopedarmos em uma dessas cidades que postou?
    Estamos estimando 3 dias para essa região toda.

    ResponderExcluir
  5. Olá Flávia,
    Não sei os três dias, que vc está estimando, inclui Nápoles mas vamos lá:
    Nápoles é legal mas 3 dias lá é muito tempo. Cidade interessante mas bagunçada e até suja em algumas partes. O lado positivo é a comida: Maravilhosa e barata.
    Eu não ficaria 3 dias hospedado lá. Na Costa Amalfitana vc tem algumas cidades imperdíveis como: Amalfi, Ravello, Positano, Sorrento e Ilha de Capri. Amalfi é muito pequena mas pode ser uma boa base para Positano ( de ferry. Inclusive é bem mais bonita vista do mar do que da terra) e Ravello (15min de carro de amalfi). Pelo menos uma noite lá seria legal para vc ir de ferry a Positano e no dia seguinte Ravello (ou na noite do mesmo dia porém não iria jantar em Amalfi que é legal tbm).
    Sorrento é muito legal mas o mais importante é que é o ponto mais próximo de Capri. Da para fazer um bate e volta a Capri e conhecer bem a ilha.
    Se vc tem 3 dias só para essa região, sem contar Nápoles, eu sugiro:
    1º dia - Nápoles - Amalfi: Chek in, ferry para Positano, noite em Amalfi
    2º dia - Amalfi - Ravello - Sorrento (pernoite curtindo jantar na cidade)
    3º dia - Sorrento - Capri (ferry) - Sorrento

    Pode ser que vc não tenha todos esses dias então sugiro acordar bem cedo e fazer:
    1º dia - Nápoles - Amalfi: Ferry positano e tarde/noite em Ravello.
    2º dia - Amalfi - Sorrento - ferry Capri - Pernoite Sorrento

    Veja as distâncias no googlemaps para acertar seus horários. Eu realemnte acho que ir a Costa Amalfitana e não ver essas cidades citadas é um pecado. Nem falei em Pompéia e Vesúvio que ficam no meio do caminho de Nápoles para Costa Amalfitana.
    Ir e voltar todo dia de Nápoles é muito cansativo e vai perder um tempo desnecessário que poderia estar curtindo mais essas cidades. Nápoles não requer mais de 1 dia inteiro.

    bjs

    ResponderExcluir
  6. ola, tenho seis dias em agosto para curtir a costa amalfitana. Pretendo fazer base em Praiano. Reservarei 1 dia para Capri. Vou com meu esposo e meu filho de 5 anos. Qual roteiro me sugere?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Não sei por onde vc chega mas já que vc tem seis dias, acho que poderia ter mais de uma base. Praiano não parece ter muitas conexões de ferry, o que seria legal para ir a Amalfi e Positano, já que na Costa Amalfitana, estacionamento não é muito ofertado.

      Sugiro na chegada na Costa, fazer Vesúvio e Pompéia. pode ser muito para seu filho, depende de cada criança e da paciência dos pais. Pode ser tbm muito calor nessa época. Eu fui exatamente em agosto e deu para visitar tranquilo.

      Fazendo essas duas atrações já vai chegar tarde na Costa e esse dia será só de chekin e jantar.

      Amalfi é pequena mas muito simpática. Um centrinho com uma igreja e um porto legal. da para fazer em uma manhã/tarde, pode deixar ravello para depois pois são bem próximos.

      Positano é linda mas a praia é mais ou menos. Eu peguei um barquinho e fui para uma praia show próxima e almocei por lá, veja no post as dicas.

      Para Capri o melhor lugar é Sorrento que fica a 45min de carro de Praiano. Eu ficaria hospedada em Sorrento, pode ser muito andar 45min de carro + ferry de ida e volta e + 45min de carro de volta. E a cidade vale um jantar tbm pois é bem legal e movimentada com ruelas simpáticas. Tem bons hotéis tbm, o Carlton é ótimo e tem piscina para seu filho curtir.

      Em resumo é isso. Eu ficaria em Amalfi e Sorrento pela posição das duas em relação a Ferry. Amalfi por ser perto de Ravello e ter ferry para todos os locais da Costa. Sorrento por ser o lugar mais perto de Capri e ter boas opções a noite. Sorrento tbm é um bom lugar para sair da Costa e andar menos. Praiano até Nápoles (possivel aeroporto) leva 1:40hs enquanto de Sorrento vai levar 1h. Com filho pequeno, o que vc puder economizar de carro e ferry, acho válido!
      Qq coisa é só perguntar!

      Excluir
  7. Olá! Estou indo pra napoles de veneza e pretendo alugar um carro no aeroporto e seguir para sorrento de onde pretendo fazer passeios diários a capri e costa amalfitana. Vc acha que de carro é muito complicado ? Me disseram que os ônibus são muito lotados em agosto. O que me sugere?

    ResponderExcluir
  8. Olá Ricardo,
    De carro é tranquilo. Se for ficar alguns dias, sugiro vc ter duas bases: Sorrento e Amalfi.
    De sorrento, além da prórpria cidade, tem Capri mais perto de vc.
    Amalfi fica muito próxima de Ravello e Positano, por exemplo. A ida Sorrento a Amalfi leva quase 1 hora de carro. Isso pode impedir que vc alterne seus lugares para jantar, por exemplo. Além de, se for um apreciador de um bom vinho, se arriscar nas idas e voltas. 2 noites em cada cidade fica de bom tamanho. Vc pode chegar por Sorrento e sair por Amalfi ( via Salerno) ou o contrário. abs

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua critica, sugestão, pergunta ou experiências.